Você sabe por que os A350 usam máscara “tipo Zorro”?

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Tendo em sua frota alguns Airbus A350-1000, a Virgin Atlantic esteve curiosa para saber, antes de seu recebimento, por qual motivo suas novas aeronaves teriam uma máscara do “tipo Zorro” em suas janelas do cockpit.

Airbus A350-1000 – Imagem: Virgin Atlantic

Cada Airbus A350 é pintado com uma máscara preta distinta ao redor da janela do piloto, algo que nunca tinha sido visto antes em aeronaves novas de fábrica. No mundo de hoje, quando muitas aeronaves têm a mesma aparência, isso realmente fez com que o modelo se destacasse.

Mas, segundo a Virgin Atlantic, o fato de a Airbus não oferecer a aeronave sem esse recurso sugeriu que havia mais do que apenas uma espécie de óculos de sol para um dos jatos mais sofisticados do céu.

Diante disso, a companhia aérea do Reino Unido perguntou em 2018 à Airbus o motivo dessas máscaras, ao que a fabricante respondeu (não apenas em relação à “máscara”, mas também a todo o formato aerodinâmico da frente do modelo):

“O emblemático para-brisa preto “Ray-Ban” facilita a manutenção da janela e contribui para harmonizar a condição térmica desta área sensível à temperatura. O A350 XWB é a primeira aeronave Airbus com vidros curvos no cockpit. Essas janelas do cockpit oferecem mais do que apenas o visual mais futurístico, estético e distinto. O novo para-brisa aumenta a eficiência aerodinâmica geral da aeronave”, disse Donna Lloyd, chefe de parceiros de negócios de comunicação da Airbus, que complementou:

“O formato perfeitamente curvo do nariz ajuda o fluxo de ar a abraçar a superfície, da maneira menos turbulenta, reduzindo o arrasto. A área do nariz ligeiramente côncava (vista de lado) oferece aos pilotos uma visão ideal dos arredores próximos, facilitando as operações em solo e tornando-as mais seguras”.

Imagem: Virgin Atlantic

Portanto, nota-se que não se trata apenas de estética para deixar a aeronave mais atraente visualmente. A cor preta ao redor do cockpit facilita a manutenção por evitar necessidade de pintura quando ocorre substituição de peças, bem como garante uma uniformidade de temperatura em toda a região, evitando problemas com diferença de dilatação.

Após o lançamento da novidade no Airbus A350, a ideia passou a ser usada também nos modelos A330neo e A320neo, e têm cada vez mais se tornado tendência.

Leia também:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias