Por que aviões têm cruzado o Brasil lotados de cerejas?

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Nas últimas semanas, diversas aeronaves da British Airways, que pertence ao IAG Group, têm sobrevoado o território brasileiro lotados de cerejas. Acontece que, de fato, trata-se de um momento especial, segundo reportou a empresa aérea nessa semana.

Popularidade da fruta

As cerejas são uma fruta popular no Reino Unido durante o inverno e o Natal, e seus principais fornecedores estão na Argentina e Chile, obrigado jatos Boeing 787-9 e A350-900 a atravessarem o mundo para virem buscarem na América do Sul. Além do mais, o transporte desse ano é recorde e já passou de 1.000 toneladas desde o final de outubro até agora. Em apenas um dos fretamentos, a companhia levou nada menos do que 7 milhões de cerejas.

Segundo a British Airways, o volume desse ano é quatro vezes maior do que o do ano passado e um dos grandes desafios desse tipo de carga é que ela precisa chegar totalmente fresca ao destino. Para tanto a empresa usa-se de uma estrutura que intitula Constant Fresh, projetada exclusivamente para o transporte de produtos perecíveis, e que maximiza a vida útil do produto, minimiza o desperdício e preserva a qualidade e integridade até que ele chegue ao supermercado e ao consumidor.

Cerejas sul-americanas

O Chile viu uma rápida expansão de sua indústria de cereja nos últimos anos, com uma variedade de climas para os agricultores as cultivarem ao longo dos meses. De acordo com os dados do USDA, a safra de cereja de 2020/21 do Chile deve aumentar 12,1%, para 286.000 toneladas. Da mesma forma, a indústria de cereja da Argentina tem crescido, sobretudo com plantações na Patagônia.

A popularidade de outros perecíveis chilenos e argentinos também cresceu, e este ano a IAG Cargo apoiou seus exportadores no transporte de mais de 6.300 toneladas de perecíveis chilenos e argentinos para todo o mundo. Esses produtos incluem salmão, pescada, mirtilo, sementes de milho e frutas de caroço.

O Brasil participa de longe desse momento, ao ver tais aeronaves cruzando por sobre seu território enquanto levam as preciosas frutas para fazer um Natal mais completo na Europa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias