Por que um Boeing cruza o mundo exibindo “Olá Brazil” na fuselagem?

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 777F Lufthansa Cargo Olá Brazil
O Boeing 777F “Olá Brazil” – Imagem: TJDarmstadt / CC BY

Pode parecer estranha a ideia de que uma empresa aérea de outra parte do mundo, mais especificamente da Europa, tenha um avião voando por aí exibindo em sua fuselagem os dizeres “Olá Brazil”.

Mas existe uma justificativa para a alemã Lufthansa ter batizado um de seus Boeings cargueiros, ao recebê-lo da fábrica em meados de 2014, com o simpático cumprimento ao nosso país.

Concurso e a Copa do Mundo

A escolha teve origem na ideia vencedora de um concurso público criativo realizado pela Lufthansa Cargo. O objetivo era encontrar uma lógica de nomes para toda a sua frota antes da chegada do primeiro Boeing 777F em novembro de 2013.

Mais de 40.000 nomes de aeronaves foram sugeridos, e um júri com a participação de todo o Conselho de Carga optou pelo tema central “Diga olá ao mundo”. Com a iniciativa, os cargueiros McDonnell Douglas MD-11F também seriam batizados com saudações em muitos idiomas específicos de cada país nos meses seguintes.

Naquele momento, os olhos do mundo inteiro estavam focados no Brasil, que sediaria a Copa do Mundo de futebol. Assim, a companhia decidiu que um dos aviões levaria o cumprimento ao país, batizando então seu quarto Boeing 777F, registrado sob a matrícula D-ALFD, como “Olá Brazil”.

Lufthansa Cargo 777F D-ALFD Olá Brazil
“Olá Brazil” estampado na fuselagem do D-ALFD

Na ocasião, a Lufthansa Cargo afirmou que “destacava seu compromisso com o país sul-americano com esta saudação”, uma vez que oferecia, e ainda continua oferecendo até hoje, um grande número de voos cargueiros para o Brasil, além de utilizar a capacidade dos voos de passageiros.

Frota de 777F crescente

A princípio, naquele ano de 2014, estavam encomendados cinco novos Boeings 777F como parte do programa futuro “Lufthansa Cargo 2020”, com a companhia aérea de carga se concentrando na modernização e inovação. Mas hoje já são oito jatos do modelo voando na empresa. O último deles foi entregue a menos de dez dias, conforme mostramos aqui.

Cada um dos cargueiros “Triple Seven” pode transportar até 103 toneladas de carga por mais de 9.000 km, o equivalente a um voo sem escalas de Frankfurt a Xangai. Por sinal, o voo mais recente do D-ALFD, feito neste domingo, foi exatamente direto do extremo oriente (Seul) para Frankfurt.

FlightRadar24 Voo 777F -D-ALFD Seul Frankfurt
O voo deste domingo do 777F “Olá Brazil” – Imagem: FlightRadar24

Embora o modelo já tenha dado as caras aqui no Brasil, atualmente os voos têm sido feitos apenas pelos MD-11F. Mas os 777F não devem demorar a reaparecer, uma vez que eles assumirão em breve o lugar dos cansados seis MD-11 que ainda restam na frota.

Avião Lufthansa Cargo 777F
O 777F D-ALFB pousando em Campinas/SP

Avião McDonnell Douglas MD-11F Lufthansa Cargo
Um dos MD-11F decolando de Campinas/SP

Além do “Olá Brazil”, os outros sete Boeings 777F da Lufthansa Cargo são assim batizados:

  • D-ALFA: Good Day USA
  • D-ALFB: Jambo Kenya
  • D-ALFC: Ni Hao China
  • D-ALFE: Hallo Germany
  • D-ALFF: Konnichiwa Japan
  • D-ALFG: Annyeonghaseyo Korea
  • D-ALFH: Namaste India

Entre os seis MD-11F ainda em operação, apenas um está batizado com a lógica dos países. É o D-ALCI, com o nome “Hello, Bonjour Canada”.

Se você quiser ver por onde tem voado o 777F D-ALFD apresentando o “Olá Brazil” pelo mundo, pode ver o histórico de voos no FlightRadar24 clicando aqui.

Com informações oficiais da Lufthansa Cargo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

22 de abril: 76 anos de história da Aviação de Caça...

0
A Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, ao completar 76 anos, comemorado no dia 22 de abril, traz em sua memória uma grande jornada.