Por que o pessoal do Aeroporto Hamad, em Doha, usa esses capacetes futuristas?

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O aeroporto internacional Hamad (DOH), de Doha, um dos mais modernos e premiados no mundo, lançou um vídeo muito interessante que mostra como devem acontecer as viagens no futuro próximo pós-pandemia. O nível de sofisticação empregado é incrível e vale a pena assistir ao vídeo abaixo.

No vídeo, o DOH inicia dizendo que “o mundo à nossa volta mudou” e colocou novos desafios para a experiência de viagens. Pensando nisso, foram implementadas novas medidas para assegurar que os passageiros sintam-se totalmente confortáveis ao chegar ou partir dali. E essas medidas vão muito além da disponibilização de álcool em gel para os passageiros em pontos estratégicos e da desinfecção contínua do terminal.

Uma das iniciativas prevê a adoção de capacetes inteligentes pelo staff do aeroporto, os quais vão escanear continuamente a temperatura das pessoas através de sensores infra-vermelhos e projetar diretamente na tela dos óculos dos agentes usando tecnologias de realidade aumentada e inteligência artificial. Além disso, funcionários e passageiros serão escaneados todo o tempo por diferentes sensores espalhados pelo aeroporto.

Um equipamento detector de máscaras faciais vai escanear os rostos dos viajantes para assegurar que todos estão usando as proteções em áreas comuns do aeroporto. Além disso, medidas de distanciamento social foram adotadas mediante a colocação de adesivos no chão de todo o aeroporto e de bloqueios em assentos nas salas de espera.

Robôs ao melhor estilo Star Wars serão empregados para desinfetar o aeroporto 24 horas por dia a partir da emissão de rádios ultra-violeta. Eles estarão colocados em pontos estratégicos, como áreas de check-in e zona de embarque. Ao passar por Doha, não se assuste se cruzar com um deles nas áreas comuns do aeroporto.

Todas as bagagens de passageiros que chegam e saem serão desinfetadas com sprays de produtos especiais e sanitizantes para as mãos estarão à disposição de todos os que ali embarcam.

Em resumo

Sempre que os aeroportos do Oriente Médio, especialmente do Catar e dos Emirados Árabes, anunciam novidades, pode ter certeza de que elas terão grande impacto no restante do mundo. Em breve, veremos medidas como essas sendo adotadas nos maiores aeroportos mundo afora, sobretudo, do mundo desenvolvido.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

Comentários estão fechados.