Por que os Boeing 787 da El Al estão voando carregados com milhões de ovos?

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Imagine o quão complexo deve ser o transporte de uma carga tão frágil como ovos. Agora, imagine milhões deles transportados em aviões de passageiros. A El Al tem feito isso, numa operação de guerra.

É com essa carga frágil, amarrada aos assentos de passageiros, incluindo os da classe executiva, que vários aviões da El Al estão fazendo uma espécie de “ponte aérea” com a Europa em uma tentativa de aliviar a escassez que deixou as prateleiras dos supermercados israelenses vazias antes da Páscoa judaica.

Segundo o Times of Israel, os importadores estão correndo para atender à demanda e cinco cargas de milhões de ovos já haviam sido providenciadas até o final da semana passada. Os cinco aviões, cada um carregando 45 toneladas da frágil carga, trouxeram cerca de 3 milhões de ovos de galinha da Europa, informou o site Ynet.

A título de curiosidade, quatro dos voos que chegaram na semana passada vieram de Lisboa, Portugal, enquanto que o quinto chegou de Kiev, Ucrânia.

Voo dos ovos – Imagem capturada do FR24

Operação de guerra

No total, três jatos Boeing 787 Dreamliner da El Al envolvidos no processo, todos eles preparados internamente para receber a carga especial, enquanto aproveitam ao máximo o espaço disponível. No interior das aeronaves, caixas de ovos são amarradas nos assentos de passageiros, além disso, paletes de ovos também foram carregados nos compartimentos de carga na barriga dos aviões.

Nas últimas semanas, os israelenses relataram escassez de ovos em todo o país, com muitos supermercados sem oferta e outros permitindo que os clientes comprassem quantidades limitadas. Autoridades disseram que a escassez não foi causada por problemas de suprimento, mas pela onda de pânico em meio às restrições impostas devido ao surto de coronavírus, que limitou os israelenses a fazer compras perto de casa.

A corrida por ovos tem uma razão. Eles são um ingrediente básico durante a Páscoa judaica, ajudando a deixar a matzá dura mais macia. Além disso, ovos cozidos também desempenham um papel tradicional na refeição festiva dessa época, que foi de 8 a 16 de abril.

Além do transporte aéreo, 100 contêineres de ovos com mais de 30 milhões de ovos chegaram ao país por via marítima, alguns devem chegar até o final do mês.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião ATR 72-600 Azul

Azul anuncia retorno a Uberaba, Galeão e mais 5 aeroportos em...

0
A Azul Linhas Aéreas anuncia hoje mais sete aeroportos que voltarão a receber voos regulares da companhia a partir de fevereiro.