Início Empresas Aéreas

Por que os novos aviões da Azul têm hélices com quatro pás e não três?

Um detalhe tem chamado a atenção de algumas pessoas nos novos aviões que a Azul irá receber: a quantidade de pás na hélice do Cessna Grand Caravan EX. Entenda a diferença.

Grand Caravan EX, com hélice de 4 pás – Imagem: Divulgação – Azul

O pequeno avião C208 é notável e é um dos turboélices mais vendidos no mundo, com um ótimo histórico de segurança, em grande parte graças ao motor PT-6A da Pratt & Whitney, o turboélice número 1 do globo.

No entanto, a novidade no Grand Caravan EX em termos de grupo motopropulsor não está apenas na nova versão do PT-6, que tem 200 cavalos de potência a mais em relação ao Grand Caravan anterior, mas também está na hélice.

Ela tem quatro pás ao invés de três como os Caravans atuais da Azul Conecta, a subsidiária regional da Azul que opera os pequenos aviões que levam até 9 passageiros.

Esta diferença causou vários questionamentos por parte dos nossos leitores, que agora iremos comentar. A resposta mais simples e rápida é a performance da aeronave, mas isso envolve alguns aspectos.

Para entender melhor, recorremos a uma das fabricantes de hélices mais renomadas do mercado, a Hartzell, que inclusive é a produtora das hélices dos Grand Caravan antigos.

Atual Cessna Caravan da Azul Conecta, com hélice de três pás

“Escolher o número de pás de hélice depende de certos parâmetros, incluindo a potência do motor do avião, as rotações que ele irá operar, limitações de diâmetro da hélice e requisitos de performance. Se estes fatores forem constantes, a eficiência da hélice irá diminuir com a quantidade maior de pás adicionadas”, afirma a fabricante em seu site.

Assim sendo, por que colocar mais pás? Segundo a própria Hartzell, não adianta nada ter um motor potente se ele não consegue transmitir a potência para tracionar a aeronave. Portanto, a escolha é um balanço entre os fatores acima citados.

“A medida que a potência do motor aumenta, pás adicionais são normalmente requeridas para usar de maneira mais eficiente a potência extra e produzir tração. Então a escolha da quantidade de pás depende da combinação destes fatores, que variam de acordo com a aeronave”, conclui a fabricante.

Segundo a McCauley, que fabrica as hélices dos Caravans EX e faz parte do grupo Textron, que é dono da própria Cessna, existe também um ganho com novas tecnologias.

No caso do C208EX, o peso do conjunto da hélice é reduzido em 7 kg, já que, apesar de uma pá a mais, o diâmetro do “disco” formado pelas pás foi diminuído, o que também gera menos arrasto pela área menor do “disco”.

Divulgação – Azul

Todas essas mudanças descritas são decorrentes de muitos fatores, especialmente advindos da construção das pás, com tecnologias e materiais aprimorados. Com isso, além do peso reduzido e da melhor eficiência, o tempo entre as manutenções da hélice também pôde ser melhorado, aumentado em 500 horas ou 1 ano, e a garantia foi estendida em 2500 horas ou 2 anos (assim como os carros, os aviões têm manutenções programadas que vencem com tempo de voo ou por data, o que for atingido primeiro).

Por fim, outra grande vantagem é a redução do ruído gerado pela hélice, algo relevante para o Cessna C208, já que não é pressurizado e, assim, não tem um isolamento acústico igual de turboélices maiores como o King Air ou ATR.

Segundo a Hartzell, em um monomotor turboélice a hélice gera ondas de turbulência que batem no para-brisa da aeronave e geram ruído. Uma hélice tripá produz três pulsos (ondas) por cada revolução (volta completa pela hélice), enquanto a hélice quadripá produzirá quatro pulsos, porém, menores e, por consequência, com menor geração de ruído.

Outro ruído reduzido com as novas hélices é o de ponta da pá, que por ter um diâmetro menor, reflete-se em menor velocidade tangencial na extremidade, gerando menos arrasto e menos barulho pelo atrito com o ar.

Divulgação – Azul

Portanto, no final das contas, os novos aviões da Azul com quatro pás, assim como qualquer outro turboélice que faça o upgrade de hélice disponível para os que saíram de fábrica com três pás, terão menos ruído e melhor performance, principalmente nas subidas e decolagens, onde se necessita de maior tração.