Por que os prédios da Boeing têm o número 12 estampado?

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um fato chama a atenção de todos que moram ou passam por Seattle e seus arredores: a grande presença da Boeing na região e o número 12 para todos os lados, incluindo nas instalações da fabricante.

Foto – Flynn Companies – Divulgação

O número não tem a ver com a marcação de um hangar da companhia ou seu ano de fundação, tampouco com a sua idade, mas sim tem a ver com como a empresa está ligada à cidade-natal e sua comunidade.

A Boeing, apesar de ter movido, décadas atrás, seu escritório central para Chicago, no estado de Illinois, é uma empresa nascida e criada em Washington, mais especificamente em Seattle, assim como sua antiga subsidiária, a United Airlines, que também tem hoje sede em Chicago.

E sendo suas raízes com a cidade natal muito fortes, é daí que surge a explicação para o número 12. A Boeing é considerada o 12º jogador do time da cidade: o Seattle Seahawks.

© Departament of Ecology of Washington State

O termo 12º jogador geralmente faz referência aos torcedores de um time de futebol, já que são 11 jogadores em campo e o 12º seria a própria torcida. O Seattle Seahawks é um dos gigantes do futebol americano, disputando a Conferência Oeste, e é patrocinado pela Boeing há algum tempo.

No time de Seattle, a camisa de número 12 não é utilizada por nenhum jogador, pois é oficialmente a camisa dos torcedores. Não é raro entrar numa instalação da Boeing e ver algum funcionário com a camisa do Seahawks, algo que é permitido e até incentivado pela empresa.

Huge 12th man flag at Boeing in Everett from r/Seahawks

E parte deste incentivo se dá através da colocação das diversas bandeiras com número 12 em vários prédios, instalações e hangares da linha de produção da Boeing na região de Seattle.

E o apoio é tão grande que até um enorme Boeing 747-8 chegou a ter a pintura do time, com uma bonita cauda azul e verde e os dizerem “Espírito dos 12s. Vai Hawks!”.

© Boeing

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias