Por que um Airbus A340 demorou 8 horas para voar entre duas cidades do mesmo país?

Avião Airbus A340-600 Lufthansa

Na segunda-feira da semana passada, um Airbus A340 voou de Frankfurt para Colônia (140 quilômetros em linha reta) com um tempo de voo de oito horas. Embora este voo não possa competir com o recente voo “para lugar nenhum” de 11 horas da KLM, ele ainda é notável devido às suas peculiaridades. 

No meio do Atlântico, a aeronave teve que voltar para a Alemanha com o que foi descrito como um problema no sistema hidráulico da aeronave. No entanto, devido ao “toque de recolher” noturno em Frankfurt, a aeronave teve que desviar para o aeroporto mais próximo.

Lufthansa voo 404

Na segunda-feira, 9 de dezembro, o voo 404 da Lufthansa deveria voar de Frankfurt para Nova York, operado por um Airbus A340-600 registrado como D-AIHB. A aeronave deveria partir às 17h25. No entanto, após um pequeno atraso no solo, acabou por partir às 17h53, cerca de meia hora atrasada. 

O voo começou normal, subindo para 36.000 pés (~12 mil metros) e voando em direção ao Atlântico. Uma vez iniciada a travessia transatlântica, a aeronave subiu 2000 pés mais, para 38.000 pés.

A340

Retorno à Alemanha

Segundo o The Aviation Herald, a aeronave estava sobre a Groenlândia deu meia-volta e retornou para a Alemanha. No entanto, não se pode confirmar isso com precisão, pois não há dados de rastreamento disponíveis para o voo além do Reino Unido, por falta de cobertura das plataformas de rastreamento.

Depois de um certo tempo, a aeronave passou a voar de volta para sua origem e voltou a entrar no espaço aéreo alemão às 01:35. No entanto, o Aeroporto de Frankfurt fecha à noite, num toque de recolher muito rigoroso entre as 23:00 e as 05:00. Como resultado, a aeronave não teria permissão para pousar em Frankfurt. Em vez disso, a aeronave foi desviada para o aeroporto de Colônia.

Ônibus para Frankfurt

Segundo o Aviation Herald, os passageiros que desembarcaram do Airbus A340 foram transportados de ônibus para Frankfurt. Essa viagem normalmente leva cerca de duas horas, apenas um quarto do tempo que os passageiros levavam para Colônia. A publicação acrescentou que os passageiros foram remarcados em voos alternativos assim que chegaram ao hub da Lufthansa.

A Lufthansa forneceu uma declaração sobre o incidente:

“O voo LH404 de 9 de dezembro, entre Frankfurt e Nova Iorque com o Airbus A346, registro DAIHB, retornou a Frankfurt após 4 horas de voo devido a problemas técnicos hidráulicos. A aeronave pousou em segurança e normalmente em Colônia na madrugada de 10 de dezembro. A tripulação decidiu o retorno como medida de precaução. Nunca houve perigo durante todo o voo”.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.