Início Empresas Aéreas Por que um Boeing 767 de passageiros da Latam foi visto pousando...

Por que um Boeing 767 de passageiros da Latam foi visto pousando no Alasca?

Avião Boeing 767-300 LATAM

Na última semana, um Boeing 767-300ER da Latam Airlines foi registrado pelas plataformas de rastreamento de voos em uma rota não usual, partindo do Chile e fazendo uma parada no Alasca. A aeronave em questão, que tem matrícula CC-CXD (msn 967), voou entre os dias 21 e 25 de julho na rota de Santiago para Singapura, com paradas em Miami e Anchorage.

Com um pouco de investigação, descobrimos que o traslado até Singapura faz parte do projeto que o grupo chileno-brasileiro vem conduzindo para converter aeronaves de passageiros para carga e Singapura é base de uma empresa autorizada pela Boeing para esse tipo de conversões: a ST Engineering facility (QPG)

A ideia do grupo LATAM é dobrar a frota de Boeing 767-300 cargueiros até 2023, chegando a 21 exemplares, que serão operados por suas empresas na América do Sul. Desse total, quatro aeronaves serão convertidas de passageiros para carga.

Imagem: RadarBox

“A decisão de expandir a frota está baseada nas atrativas oportunidades de crescimento, nos ganhos de eficiência que serão alcançados e na flexibilidade oferecida pelo Boeing 767F. Com isso, será possível crescer com rentabilidade, inclusive em cenários semelhantes aos enfrentados antes da pandemia. Graças a isso, as filiais de carga da LATAM continuarão respondendo às necessidades de seus clientes e apoiando o desenvolvimento do continente com uma conectividade melhor e mais ampla”, afirmou Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo, na época do anúncio do aumento de frota.

Atualmente, enquanto novas aeronaves puramente cargueiras não são incorporadas, a LATAM vem usando alguns 767-300ER adaptados, com assentos da cabine totalmente removidos, a fim de oferecer uma carga útil de até 46 toneladas por voo. Além disso, a LATAM está aumentando a similaridade entre seus cargueiros 767-300 de fábrica e convertidos para maximizar a sua capacidade, incluindo a possibilidade de transportar cargas sensíveis.