Por que um Boeing 767 de passageiros da Latam foi visto pousando no Alasca?

Avião Boeing 767-300 LATAM

Na última semana, um Boeing 767-300ER da Latam Airlines foi registrado pelas plataformas de rastreamento de voos em uma rota não usual, partindo do Chile e fazendo uma parada no Alasca. A aeronave em questão, que tem matrícula CC-CXD (msn 967), voou entre os dias 21 e 25 de julho na rota de Santiago para Singapura, com paradas em Miami e Anchorage.

Com um pouco de investigação, descobrimos que o traslado até Singapura faz parte do projeto que o grupo chileno-brasileiro vem conduzindo para converter aeronaves de passageiros para carga e Singapura é base de uma empresa autorizada pela Boeing para esse tipo de conversões: a ST Engineering facility (QPG)

A ideia do grupo LATAM é dobrar a frota de Boeing 767-300 cargueiros até 2023, chegando a 21 exemplares, que serão operados por suas empresas na América do Sul. Desse total, quatro aeronaves serão convertidas de passageiros para carga.

Imagem: RadarBox

“A decisão de expandir a frota está baseada nas atrativas oportunidades de crescimento, nos ganhos de eficiência que serão alcançados e na flexibilidade oferecida pelo Boeing 767F. Com isso, será possível crescer com rentabilidade, inclusive em cenários semelhantes aos enfrentados antes da pandemia. Graças a isso, as filiais de carga da LATAM continuarão respondendo às necessidades de seus clientes e apoiando o desenvolvimento do continente com uma conectividade melhor e mais ampla”, afirmou Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo, na época do anúncio do aumento de frota.

Atualmente, enquanto novas aeronaves puramente cargueiras não são incorporadas, a LATAM vem usando alguns 767-300ER adaptados, com assentos da cabine totalmente removidos, a fim de oferecer uma carga útil de até 46 toneladas por voo. Além disso, a LATAM está aumentando a similaridade entre seus cargueiros 767-300 de fábrica e convertidos para maximizar a sua capacidade, incluindo a possibilidade de transportar cargas sensíveis.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Em 15 aviões, Copa leva mensagem de prevenção ao Câncer de...

0
15 aeronaves da companhia receberão a logomarca da campanha, como símbolo da mensagem de consciência para a prevenção.