Início Empresas Aéreas Por que uma empresa russa pediu aprovação para atender a Boeings 777...

Por que uma empresa russa pediu aprovação para atender a Boeings 777 de Bermudas?

A Volga-Dnepr Technics Moscow, empresa que mantém um amplo leque de serviços de manutenção de aeronaves estrangeiras na Rússia, recebeu a aprovação da Autoridade de Aviação Civil das Bermudas (BCAA) para a provisão de manutenção dos Boeings 777-200 e 300 (motores GE90) nos aeroportos Domodedovo e Krasnoyarsk.

A aprovação complementa outra, concedida em maio de 2019 para a empresa russa, que possibilitava o mesmo serviço, mas em apenas uma unidade, a do aeroporto Sheremetyevo. A ampliação do serviço tem um objetivo claro de atender aos Boeings 777 voando na Rússia.

Bermudas

Talvez, a pergunta mais recorrente sempre que abordamos esse tema é: por que a Rússia precisa de aprovação das Bermudas, um pequeno arquipélago a milhares de quilômetros de distância?

A resposta é que as empresas aéreas russas, e de outras partes do mundo (sempre que a lei do país permitir), registram boa parte de suas frotas em países que lhes possam trazer benefícios fiscais e burocráticos. Esse é o caso de Bermudas. A esse processo é dado o nome de “bandeira de conveniência”, já que a empresa usa a matrícula de outro país diferente do seu, por ser mais conveniente.

Atualmente, todos os 20 Boeings 777 da frota da Aeroflot, maior companhia aérea russa, são registrados em Bermudas e têm os prefixos iniciados em VP e VQ. A própria Volga-Dnepr / AirBridgeCargo (ABC) colocou recentemente um 777F para voar, também com matrícula VQ.

“A AirBridgeCargo, que recebeu seu primeiro cargueiro Boeing 777 no ano passado, continua sendo nosso principal cliente. Desde 2019, treinamos mais de 50 especialistas em todas as estações de manutenção de linha para fornecer serviços de MRO de alta qualidade. Parte da equipe foi treinada no nosso Centro de Treinamento em Aviação. Estamos confiantes de que nossos clientes que operam o Boeing 777 apreciarão os novos recursos de nossa empresa e poderemos expandir nossa carteira de clientes”, disse Konstantin Surkov, CEO da Volga-Dnepr Technics Moscow.

A Volga-Dnepr fornece manutenção de tipos de aeronaves dos maiores fabricantes estrangeiros, como Boeing e Airbus.