Por que voos estão decolando da Índia com um passageiro a bordo?

white airplane under black clouds
Foto de Daniel Kist via Pexels.com

Enquanto a Covid atinge fortemente a Índia, pelo menos dois voos, um da Emirates e um da Air India, na movimentada rota Mumbai-Dubai voaram com um único passageiro a bordo. Um desses casos nós reportamos aqui, mas na época não havia informações do motivo do voo solitário em meio às fortes restrições de viagem e ao fato de as empresas não estarem operando voos de passageiros na rota até, pelo menos, 14 de junho.

No entanto, uma matéria recente da mídia indiana revela alguns componentes dessas operações. Em primeiro lugar, é necessário pontuar que os voos na rota acima estão ocorrendo com objetivo ao transporte de carga, haja vista a enorme proximidade comercial dos Emirados Árabes e da Índia. Então, esses não foram voos especiais programados para buscar apenas um passageiro.

Um segundo componente, porém, esclarece melhor a história e está relacionado com o trânsito de viajantes detentores de Golden Visas dos Emirados Árabes. Apenas portadores desse visto, cidadãos dos Emirados Árabes Unidos e diplomatas estão isentos do bloqueio de entrada no país, caso estejam chegando da Índia.

Vistos Dourados

Em 2019, os Emirados Árabes Unidos implementaram um novo sistema de vistos de residência de longa duração. 

O sistema permite que estrangeiros vivam, trabalhem e estudem nos Emirados Árabes Unidos sem a necessidade de um patrocinador nacional e com 100 por cento de propriedade de seus negócios no continente dos Emirados Árabes Unidos. Esses vistos serão emitidos por 5 ou 10 anos e serão renovados automaticamente.

No entanto, para ter direito a um desses vistos, é preciso ter algo a oferecer, pois eles são emitidos de acordo com algumas condições a pessoas que estejam interessadas em investir, criar uma empresa, realizar pesquisa científica inovadora ou estudar, desde que demonstre capacidades científicas promissoras.

É o caso dos dois

Para Oswald Raphael Rodrigues, um dos dois viajantes solitários identificados recentemente, ter recebido seu Golden Visa para os Emirados Árabes Unidos apenas duas semanas antes de voar com urgência para Mangalore, em 11 de maio, “foi uma benção”. Seu pai estava doente na UTI por causa do diabetes.

De acordo com Rodrigues, “Ao longo de 10 dias pela graça de Deus e nossas orações familiares, meu pai teve uma recuperação incrível pela qual somos muito gratos. No entanto, agora eu estava preocupado em como vou voltar para minha família e trabalhar em Dubai”.

Ele havia primeiro reservado para si mesmo um voo direto da SpiceJet, que foi cancelado apenas 12 horas antes de sua chegada ao aeroporto. Depois de lutar pelos voos de volta, ele conseguiu uma passagem como passageiro solitário em um voo da Air India. Ele pagou o equivalente a R$ 2.800 por uma passagem em classe executiva.

Mas este não foi o primeiro desse tipo. Em 19 de maio, Bhavesh Javeri, de 40 anos, portador do visto Golden, também foi o único passageiro em um voo da Emirates de Mumbai para Dubai. Ele pagou R$ 1.500 por uma passagem na econômica.

Javeri, por sua vez, descreveu sua experiência solitária a bordo do voo da Emirates como o “melhor voo de todos os tempos”.

“As novidades continuaram surgindo durante o voo na forma do conhecido discurso a bordo, feito com um toque pessoal: ‘Senhor Javeri, por favor, aperte o cinto de segurança. Senhor Javeri, estamos nos preparando para pousar’. Depois que pousamos, saí vagarosamente e peguei minha bolsa, a única que estava ao lado de uma esteira”, disse ele.

Esses passageiros viajaram em voos que seriam, normalmente, de carga, usando aviões de passageiros. Portanto, são aeronaves que têm os seus assentos e que, nesses casos, as empresas abriram a possibilidade de deixá-los embarcar por seu status de cidadãos dos Emirados Árabes em situações especiais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias