Porta de avião ATR42 se solta no momento do pouso; empresa aérea culpa passageiro

A porta de emergência dianteira de um avião ATR-42-500 da Pakistan International Airlines (PIA) se abriu durante o pouso no dia de ontem, 23 de fevereiro. No entanto, os relatos são contraditórios e não está claro o motivo do incidente; veja.

Segundo informações do The AvHerald, o ATR-42 de matrícula AP-BHM fazia o voo PK631 de Islamabad a Sukkur. O percurso teria ocorrido normalmente, como em todos os dias, mas algo aconteceu logo após o pouso da aeronave.

Com base em informações dadas uma passageira, que filmou o avião já sem a porta, a saída de emergência teria caído quando o avião tocou na pista de pouso em Sukkur. No entanto, os relatos são conflitantes e somente uma investigação poderá apontar como a porta se abriu. Isso porque, enquanto alguns passageiros relatam um evento involuntário, a empresa diz que a culpa é de um passageiro.

A passageira, Fahmida Iqbal Khan, que trabalha como ativista de direitos humanos e gênero, estava no voo. Ela postou assim no Twitter:

“A porta de emergência do PK631 quebrou hoje, no momento em que o voo tocou na pista do aeroporto de Sukkur. Se isso tivesse acontecido poucos segundos antes do pouso, nós seríamos passado e nossos nomes teriam tido escritos em uma daquelas (placas) com os nomes daqueles que perderam suas vidas durante um acidente de avião. Por favor, parem de voar o ATR”.

Mas a porta está intacta

Embora Fahmida tenha dado sua versão, ela estava sentada longe da saída, como você poderá ver no vídeo abaixo. Daquela posição, é difícil ver com clareza tudo o que ocorreu, sobretudo no momento do pouso em que todos estão com os cintos de segurança afivelados.

Mais tarde, novas fotos foram postadas por passageiros do voo, que contradizem a versão de Famida. Uma delas é surpreendente e mostra a porta intacta do lado de dentro da aeronave, sob os pés do passageiro da primeira fila, sugerindo que a porta não estava quebrada. Ao invés disso, a ela poderia ter sido aberta por alguém de dentro.

PIA diz que um passageiro abriu a porta

Um porta-voz da companhia falou sobre o incidente: “A porta de saída de emergência foi aberta quando um passageiro usou sua maçaneta como apoio para se levantar do assento. O incidente não danificou a aeronave e ninguém ficou ferido”.

Apesar do avião já estar no solo àquela altura, sem dúvida pode ter dado um susto em vários dos passageiros, que não esperavam por uma situação como tal.

Uma filmagem postada no Youtube mostra a aeronave completando seu taxi até a posição de parada no aeroporto. Nela, observa-se que todos estão usando o cinto de segurança e a comissária de bordo, que está sentada ao lado da porta e dos passageiros, não parece muito preocupada; ao contrário, ela dá até um sorriso maroto. Isso sugere que ela estava ciente de que não era uma falha mecânica. 

O avião voltou a voar no mesmo dia

Segundo reportou o AvHerald, o ATR-42-500 permaneceu no chão por cerca de 2h45, depois realizou o voo de volta para Islamabad. A companhia aérea confirmou o incidente afirmando que uma investigação está em andamento para entender o por quê de a porta abrir naquele momento do voo.

A PIA tem muitas histórias bizarras para contar, confira algumas delas abaixo:

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Airbus A330-300 Delta Air Lines

Delta testará viagem aérea ‘livre de Covid e de quarentena’, será...

0
A empresa aérea e os aeroportos de Atlanta e de Roma se juntaram em um inédito programa transatlântico de teste de COVID-19.