Portugal concede 5ª liberdade para voos a partir dos Açores

© ANA Aeroportos Portugal

O governo de Portugal concedeu as companhias aéreas a chamada 5ª liberdade do ar para voos nos Açores. Agoras as empresas poderão voar dos Açores para outros países com escala, e comercializando todos os trechos.




A 5ª liberdade é bastante utilizada no Brasil, a exemplo da Emirates que opera a rota Dubai – Rio – Buenos Aires, e comercializa o trecho entre Brasil e a Argentina mesmo sendo uma empresa árabe. Desta maneira uma aérea brasileira poderia comercializar voos entre Açores e o Brasil passando por Cabo Verde, e vendendo passagens entre os Açores e Cabo Verde.

A TAP Air Portugal por sua vez, após anunciar que pretende estabelecer voos diretos do arquipélago português para os EUA, agora também pretende utilizar da quinta liberdade. A companhia estaria planejando lançar voos para os Estados Unidos saindo dos Açores com escala nas Canárias.

Atualmente o território espanhol das Canárias não conta com conexões diretas com a América do Norte ou do Sul, sendo necessário maioria das vezes se dirigir à Cabo Verde ou para o continente europeu, para de lá chegar as Américas.

Com informações da Airgways e ABC Canarias

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Latam e gategroup se juntam em nova parceria que cobrirá 14...

0
O gategroup, provedor global de serviços de alimentação e catering para companhias aéreas, anunciou hoje (3) a assinatura de um acordo