Início Empresas Aéreas

Portugal e 13 países proíbem a entrada de passageiros do Reino Unido

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Com uma nova cepa de Coronavírus se espalhando pelo Reino Unido, diversos países, incluindo Portugal, estão proibindo passageiros britânicos.

Primeiro Ministro Inglês Boris Johnson – Divulgação

A notícia vem sendo divulgada pela BBC e pelo especialista em aviação do canal britânico, Alex Macheras. A informação da decisão do governo português veio pela companhia aérea TAP Air Portugal.

Até o momento, Alemanha, Áustria, Canadá, Colômbia, El Salvador, Finlândia, França, Holanda, Itália, Kuwait, Turquia, Marrocos, Romênia e Portugal proibiram a entrada de passageiros chegando do Reino Unido, com a exceção de seus nacionais ou naturalizados.

A lista deve crescer nas próximas horas, já que a nova cepa do Coronavírus (uma modificação no seu genoma, assim como existem várias da gripe comum) é mais infecciosa e foi registrada também na Itália, país europeu mais atingido pela Pandemia.

Segundo a TAP Air Portugal, as restrições do governo luso são as seguintes:

  • Apenas são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal;
  • Estes passageiros têm de apresentar, na chegada a Portugal, comprovativo de realização de teste laboratorial para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo;
  • Os cidadãos que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste laboratorial com resultado negativo serão encaminhados pelas autoridades competentes, na chegada ao território nacional, para a realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito;
  • Neste caso, os cidadãos terão de ficar em isolamento nos termos definidos pelas autoridades de saúde.

A medida já vale a partir do primeiro minuto do dia 21 de dezembro, horário central europeu. O Brasil ainda não se pronunciou sobre o assunto. Atualmente existem voos diários da British Airways de Londres para São Paulo, além de alguns voos semanais para o Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile