Portuguesa Hi Fly manda um dos seus rodados Airbus A330 para o desmanche

Foto por Anna Zvereva CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons


A empresa VAS Aero Services, uma líder global em logística de aviação e serviços pós-venda anunciou que fez um acordo com a empresa aérea portuguesa Hi Fly, especialista em leasing de aeronaves widebody para desmontar completamente uma de suas aeronaves recentemente aposentada.

A aeronave em questão tem história. Trata-se do Airbus A330-200 (MSN 262), que ostentou o prefixo CS-TQW e passou pela mão de dez empresas aéreas de todo o mundo.

A explicação para isso está na própria natureza da operação da Hi Fly, que aluga suas aeronaves para que outras empresas possa “tapar buracos” ou operar voos especiais, sem que precisem adquirir uma aeronave e treinar uma equipe. Além disso, a empresa que aluga pode escolher se o avião será pintado em suas cores ou não, como foi o caso da Boliviana de Aviación, que a usou por algum tempo. Veja a história do jato:

Março de 1999 – entregue à Swissair
Março de 2002 – tornou-se Swiss
Janeiro de 2004 – foi para a Malaysia Airlines
Março de 2007 – partiu para a Vietnam Airlines
Julho de 2012 – comprado pela Hi Fly
Setembro de 2012 – arrendado da Hi Fly para a Garuda Indonesia
Dezembro de 2012 – arrendado da Hi Fly para a Boliviana de Aviacion
Junho de 2013 – da Hi Fly para a Air Algérie
Julho de 2019 – da Hi Fly para a Garuda Indonesa
Aposentado pela Hi Fly em dezembro de 2019 em Lourdes, França.

Agora, o destino do jato será o desmanche. O material utilizável será comercializado e colocado à venda através da rede mundial de peças da VAS. A desmontagem da fuselagem será conduzida pelo parceiro de serviços europeu Tarmac Aerosave, nas instalações da Tarmac em Tarbes, França. 

Os dois motores Pratt e Whitney PW4000-100 da aeronave serão desmontados pela SR Technics (SRT) nas instalações da SRT em Zurique, Suíça, e apoiarão o acordo do Programa de Fornecimento Exclusivo das duas empresas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.