Poste impede pousos na nova pista do Aeroporto de Fortaleza

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A tão sonhada extensão da pista do Aeroporto Internacional de Fortaleza terá que esperar para ser inaugurada. O motivo: um poste.

Fraport Brasil Aeroporto Fortaleza
Imagem: Fraport Brasil

Segundo informações do portal G1, a extensão de 210 metros, que faz com que a única pista do aeroporto chegue à 2.755 metros de comprimento, está pronta mas não pode ser homologada para uso.

Um poste elétrico na Avenida Senador Carlos Jereissati, próximo à cabeceira 13, é o motivo. A altura do poste estaria interferindo na Zona de Proteção de Aeródromos, mais especificamente nos limites das Áreas de Aproximação e Decolagem, que são espaços que garantem uma operação segura dos aviões dentro daquela área. Vide na foto abaixo, da FAB, um exemplo da Zona de Proteção para o Aeroporto Santos Dumont:

O poste precisaria ser rebaixado em 1,83 metros para não entrar nesta área de aproximação. A responsável por ele é a ENEL, distribuidora de energia no estado, que informou ao AEROIN que “que o pedido de remanejamento do poste foi recebido pela companhia e a solicitação será atendida ainda este mês”.

A Fraport, administradora do aeroporto, aguarda a empresa energética retirar ou modificar o poste para que então a Força Aérea Brasileira (FAB) possa enviar o avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) para aferir a aproximação da “nova pista”, seus instrumentos e procedimentos.

Após a inspeção do GEIV com um jato Hawker ou Legacy, as trajetórias de segurança serão aferidas e os dados analisados, para então as cartas aeronáuticas serem publicadas, finalmente liberando a nova extensão de pista.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

A linda gravação do enorme Airbus A380 em pleno voo sobre...

0
O vídeo também traz a interessante oportunidade de observar bem de perto a formação das trilhas de condensação dos aviões.