Roda de avião se solta e cai em meio a casas pouco antes do pouso

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Acordar com uma roda de avião caindo no seu quintal não é algo comum, mas aconteceu nos EUA pouco antes de um avião pousar nesta última semana.

O caso aconteceu em Chicago, no estado de Illinois, envolvendo um monomotor turboélice Pilatus PC-12 da empresa de táxi aéreo Boutique Air, que também faz voos regionais regulares. A aeronave estava chegando para pousar no Aeroporto Internacional de O’Hare procedente de Ironwood, na península norte do estado vizinho Michigan.

Já na aproximação para pousar na pista 28C, o avião perdeu a roda do trem de pouso principal esquerdo quando estava a cerca de 10 km do aeroporto. Por sorte a roda não atingiu ninguém, caindo num quintal de uma casa no bairro de Jefferson Park. O pneu acabou se desprendendo e ficando a alguns metros de distância do cubo da roda, mas não é possível dizer se a separação ocorreu antes ou após atingir o solo.

Moradores disseram à CBS News que ouviram um barulho de algo estourando, como se fosse a queda de um objeto, e ao saírem para verificar, notaram que era um pneu, mas não de carro.

A aeronave de matrícula N451SS pousou com segurança no Aeroporto de O’Hare logo em seguida, com a tripulação conseguindo manter o controle da aeronave na pista, mesmo com o lado esquerdo do trem principal soltando faíscas ao encostar no concreto. A bordo estavam os dois pilotos e mais cinco passageiros, que não ficaram feridos.

O caso aconteceu na noite do último dia 21 de janeiro, e desde então o Pilatus PC-12 se encontra em Chicago para manutenção. O NTSB, órgão federal para investigação de acidentes e incidentes do setor de transportes nos EUA, abriu uma investigação sobre o caso.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias