Pousa em Havana um dos próximos Airbus A320 da Itapemirim

Pousou na noite desta sexta-feira (7), em Havana, capital de Cuba, o Airbus A320 de matrícula VT-IDP (msn 2359) após um voo de traslado que começou em Jacarta, na Indonésia. Essa aeronave está reservada para a Itapemirim, onde receberá o registro PS-AAF.

Segundo dados do RadarBox, a aeronave partiu de Jacarta no dia 4, pousou em Nova Délhi (Índia), Sharjah (Emirados Árabes), Istambul (Turquia), Shannon (Irlanda), Keflavik (Islândia), Montreal (Canadá) e, por fim, Havana, numa jornada de 21 mil quilômetros até agora.

Não há informação sobre quando a aeronave parte de Cuba ou qual seu destino final. Documentos mostram que a Índia já emitiu o Certificado de Exportação para a aeronave em questão no final de abril e que, portanto, ele poderia ser enviado ao Brasil. Ainda não consta, porém, um pedido de vistoria da ANAC, mandatório para as aeronaves entregues às empresas aéreas brasileiras.

Atualmente, há apenas uma aeronave da ITA em território brasileiro, o PS-SPJ, que chegou no final de fevereiro. Outros cinco jatos também já começaram seu roteiro de traslado, mas ainda aguardam para serem entregues. Desses, apenas um tem a vistoria da ANAC solicitada, o de matrícula PS-SFC (ex-OE-IKJ), que está em Kansas City, nos EUA – esse último tem previsão de ser entregue nos próximos dias.

Imagem: RadarBox
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Comissária de voo argentina é presa com mais de R$ 600...

0
A experiente comissária foi presa no aeroporto em Buenos Aires, após ser pega com barras de ouro, joias e dinheiro em espécie.