Acompanhe um pouso do maior avião do mundo com escuta da conversa com o controle de voo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Diversos foram os vídeos e informações que já trouxemos a você aqui no AeroIN sobre o Antonov AN-225, o maior avião comercial do mundo, e único exemplar já construído desse modelo. Mas este vídeo que trazemos hoje conta com uma curiosidade interessante: enquanto se assiste ao pouso, é possível escutar a frequência de rádio na qual há a troca de mensagens entre o piloto do gigante e a controladora de voo do aeroporto.

Video Antonov 225 Pouso com escuta frequência Anchorage

A operação gravada no vídeo ocorreu no começo do mês de maio, quando o AN-225 estava iniciando suas missões, que logo se tornaram bastante intensas, entre a China e o Canadá, levando suprimentos médicos para o combate à pandemia de Covid-19.

O pouso em questão foi no Aeroporto Internacional Ted Stevens, o famoso aeródromo de Anchorage, no Alasca, que conta com intenso movimento de cargueiros fazendo escala lá por não terem autonomia para cruzar o oceano Pacífico de forma direta.

Veja a seguir a filmagem do bonito pouso do maior avião do mundo e, logo abaixo dela, veja as transcrições, traduzidas para o português, das frases ditas em inglês pelo piloto e pela controladora de voo.

Controladora: Antonov 3381 Heavy, vire à esquerda…correção…Antonov 3381 Super, vire à esquerda no rumo zero um zero, essa será a vetoração para o ILS da pista 15. (Nota: conforme a classificação de esteira de turbulência, aeronaves são chamadas de “Heavy” ou “Super” para que outras aeronaves e o controles de voo estejam alerta quanto à distância de separação entre os voos na aproximação para pouso).

Piloto: ILS pista 15, Antonov 3381 Super.

Há mais uma instrução da controladora a outra aeronave, e então a próxima comunicação é com o Antonov:

Controladora: Antonov 3381 Super, voe no rumo zero meia zero.

Piloto: Antonov 3381. (Nota: algumas vezes pilotos apenas repetem o número de seu voo para indicar ao controlador que recebeu a mensagem, embora o mais adequado seria repetir todas as instruções para garantir que entendeu por completo).

Controladora: Antonov 3381 Super, você está a 6 milhas do (nome do ponto de referência), voe no rumo um dois zero. Mantenha-se acima de 2500 pés até estabilizado no localizador, autorizada aproximação ILS para a pista 15.

Piloto: Rumo um dois zero, autorizada aproximação ILS para a 15. Chamarei estabilizado, Antonov 3381.

A controladora então comunica para outro avião que ele fará sua aproximação atrás do Antonov 225, e volta a falar ao piloto do Antonov:

Controladora: Antonov 3381 Super, chame a Torre Anchorage na frequência um um oito ponto três (118.3), tenha uma boa noite.

Piloto: Um oito três três, Antonov 3381, tchau.

Já na frequência da Torre de Controle de Anchorage:

Piloto: Torre Anchorage, boa tarde. Antonov 3381 estabilizado no localizador da pista 15.

Controladora: Antonov 3381 Super, Torre Anchorage, pista 15, vento um sete zero com nove nós, pista 15 pouso autorizado, vire à esquerda no final.

Piloto: Autorizado pouso na 15, irá virar à esquerda no final, Antonov 3381.

Após o pouso:

Controladora: Antonov 3381 Super, vire à esquerda na Kilo, e depois à esquerda na Romeo. Taxie pela Romeo e pela Papa, esteja ciente de que haverá o Follow Me. (Nota: Kilo, Romeo e Papa referem-se às letras K, R e P de identificação das vias do aeroporto. “Folow Me” é o veículo que segue à frente da aeronave para guiá-la pelo deslocamento no aeroporto).

Piloto: À esquerda na Kilo e na Romeo, Romeo e Papa, está ciente do Follow Me, Antonov 3381.

Controladora: Vire à esquerda na Kilo, na Kilo.

Controladora: Antonov 3381, vire à esquerda na Kilo, não na Mike.

Controladora: Antonov 3381, continue na Mike, e vire à direita na taxiway Romeo.

Piloto: Ok, continuarei na Mike e virarei à esquerda na Romeo, Antonov 3381.

Controladora: Antonov 3381 Heavy, vire à direita na taxiway Romeo.

Piloto: Entendido, Mike e à direita na Romeo, Antonov 3381.

A continuidade das comunicações é cortada com o final do vídeo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Novo passe digital de saúde na aviação apoiará a reabertura das...

0
O Travel Pass deverá gerenciar e verificar um fluxo seguro de informações necessárias sobre testes ou vacinas.