Presidente da Emirates quer aeronaves sem janelas no futuro

© Andrew W. Sieber

O CEO da Emirates, Tim Clark, sugeriu que aeronaves em futuro não distante não devem ter janelas, e sim painéis de LED com uma resolução “melhor que a enxergamos”.




Tim declarou ao jornal Arabian Business que ao retirar as janelas o peso da aeronave seria reduzido em 50% (número bastante exagerado ao olhar de especialistas). Esta redução aumentaria a velocidade e reduziria custos.

Um exemplo atual é a série 777 da Boeing, que conta com o -200LR e a versão cargueira 777F. As duas aeronaves são praticamente identicas, sendo que o -F não conta com nenhuma janela, a fuselagem é apenas uma estrutura tubular, mais simples e barata de construir. Porém a aeronave é apenas 1 tonelada mais leve.

Janela virtual é a grande novidade da nova cabine

Claro que neste caso por ser uma aeronave cargueira, conta com um piso e outras estruturas reforçadas, além de uma grande porta de carga traseira. Mas reduzir o peso de uma aeronave em 50% apenas por não ter janelas é algo um pouco fora da atual realidade.

A idéia é substituir as janelas por “janelas virtuais”, em uma escala maior das janelas virtuais que a Emirates já usa na sua nova Primeira Classe no Boeing 777-300ER. Os assentos do corredor contam com telas que reproduzem imagem ao vivo de câmeras de alta definição instaladas na parte externa da fuselagem.

Conceito de avião sem janelas feito pela CPI

“Do lado de fora, aparentemente não existem janelas, porém do lado de dentro terá um grande display de janelas. Nós vamos usar tecnologia de fibra ótica para transmitir as imagens de fora para as telas, como fizemos na primeira-classe. Em fato estas imagens tem uma resolução tão alta que são melhores do que seriam vistas a olho nu” declarou Tim Clark.

 

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias