Presidente do México quer ressuscitar a Mexicana de Aviación

O presidente dos Estados Unidos Mexicanos, Andrés Manuel López Obrador, deixou em aberto a possibilidade de ressuscitar a finada aérea Mexicana.

Durante uma coletiva de imprensa, o presidente foi questionado se o governo poderia adquirir a Mexicana de Aviación, que fechou as portas em 2010 quando era a 4ª aérea mais antiga do mundo, atrás apenas da KLM, Avianca e a Qantas.

A aérea voava para o Brasil com o Boeing 767-200ER/300ER e o Airbus A330-200, entre 2007 e 2010 ligando a Cidade do México com São Paulo através do GRU Airport. A pergunta veio no dia de ontem (28) quando se completou nove anos do fim da Mexicana.

“Teríamos que ver se temos o dinheiro, se é viável, porque somos representantes dos cidadãos e temos que cuidar do orçamento. Temos que analizar se há justiça a ser feita mas também o custo-benefício” respondeu Obrador.

O presidente mexicano acusou a administração do ex-presidente Vicente Fox de deixar a empresa quebrar, deixando trabalhadores sem emprego.

“Um pouco menos de seis anos antes (da quebra da Mexicana) teve outra eleição e um grupo de empresários ajudam a fraude de Felipe Calderón, que entrega a estes empresários a Aeroméxico, uma outra empresa pública” concluiu o presidente acusando o antecessor Calderón.

O governo do México se tornou acionista majoritário da Mexicana nos anos 90, porém em 2005 vendeu sua participação para o grupo hoteleiro Grupo Posadas. Existem diversas acusações de que a venda foi fraudulenta, e que o grupo honrou compromissos de investimento, sendo o motivo da aérea faliar cinco anos depois da compra.

Caso similar aconteceu com a Aeroméxico em 2007, quando foi privatizada e vendida 90% das ações para o banco mexicano Banamex, subsidiária do gigante americano Citigroup/Citibank.

Com informações do Aviación Al Dia

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Mais uma empresa aérea fara voos para lugar nenhum com o...

0
A Pandemia tem gerado mais voos estranhos, e agora mais uma empresa asiática fara voos para lugar nenhum com o maior avião de passageiros do mundo.