Prestes a partir, dois aviões comerciais são atingidos por caminhão de combustível

Um caminhão de combustível colidiu com dois jatos da American Eagle, companhia aérea regional da American Airlines, na data de ontem, 25 de novembro, no aeroporto de Dallas – Forth Worth.

Acidente avião CRJ-900 caminhão combustível Dallas
Cabine do caminhão destruída ao atingir asa esquerda do avião

“O caminhão de combustível de um fornecedor impactou duas aeronaves Bombardier CRJ-900 estacionadas”, disse a American Airlines em comunicado. “Nenhum passageiro ou tripulante ficou gravemente ferido. A American está analisando o incidente em coordenação com a empresa prestadora de serviço”.

O caminhão, de propriedade da Allied Aviation, danificou a ponta de uma asa de um jato da American Eagle antes de se dirigir diretamente para a asa de uma segunda aeronave também da American Eagle estacionada na posição vizinha.

Acidente avião CRJ-900 caminhão combustível Dallas
A asa direita da primeira aeronave atingida

A asa da segunda aeronave penetrou no pára-brisa do caminhão, conforme se observa nas imagens do vídeo do incidente ao final desta matéria. Não há confirmação de que alguém estava dentro do caminhão durante as colisões.

Segundo informações do WFAA, o acidente ocorreu às 8h42, quando as duas aeronaves se prepararam para partir do Terminal B no principal aeroporto de Dallas.

Os paramédicos do aeroporto avaliaram uma comissária de bordo que estava dentro de uma das aeronaves e quase se machucou com a movimentação do impacto, mas ela logo foi libertada.

Ambos os jatos são do modelo CRJ-900 da fabricante canadense Bombardier e foram retirados de serviço para reparos. O primeiro CRJ-900 é o jato de matrícula N915FJ e o segundo CRJ-900, que sofreu mais danos, é o de matrícula N945LR.

Flight Radar 24 Voo AA5751 Dallas Acidente Caminhão Combustível
Último voo do CRJ-900 de matrícula N915FJ antes do acidente – Imagem: FlightRadar42

Flight Radar 24 Voo AA5913 Dallas Acidente Caminhão Combustível
Último voo do CRJ-900 de matrícula N945LR antes do acidente – Imagem: FlightRadar42

A American teve que cancelar os voos AA5740 para Shreveport e AA5780 para Lubbock que seriam operados nas duas aeronaves danificadas. Os passageiros foram realocados em outros voos entre ontem e hoje para os dois destinos, informou a companhia aérea.

O Departamento de Segurança Pública do aeroporto de Dallas está investigando o incidente. Veja no vídeo a seguir mais detalhes dos danos causados nas aeronaves e no caminhão:

No mês passado, um agente de solo teve uma atuação quase heroica no aeroporto de Chicago ao evitar que um veículo desgovernado atingisse uma aeronave em uma situação parecida com a desta semana em Dallas. Veja na matéria a seguir o vídeo da ação precisa do agente:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.