Início Empresas Aéreas Pela primeira vez na história, um Airbus A321 de cargas ganha os...

Pela primeira vez na história, um Airbus A321 de cargas ganha os céus

Ganhou os céus nessa quarta-feira (22), pela primeira vez na história, um jato Airbus A321 em versão exclusiva de transporte de cargas.

O primeiro A321-200F convertido em cargueiro decolou para realizar seu voo inicial de teste pós-conversão, executado sobre Singapura em uma rápida jornada de, aproximadamente, vinte minutos.

O teste confirma que a aeronave, de número de série 835 e que voou por último na companhia aérea Onur Air, finalmente recebeu seus dois motores modelo IAE V2500, os quais aguardava há algum tempo para se lançar ao ar.

O primeiro voo de um Airbus A321 cargueiro da história – Imagem: FlightRadar24

Em outubro de 2019, a Elbe Flugzeugwerke (EFW), a joint venture entre a Airbus e a ST Aerospace, havia dito que a aprovação do STC (certificado que aprova a alteração do projeto original da aeronave) para seu programa A321P2F tinha sido adiada para 2020, porque o primeiro exemplar ainda aguardava seus motores. Os testes de voo são parte fundamental para a certificação da modificação.

A unidade 835, o primeiro A321 a ser convertido pela EFW, foi levada para Singapura em novembro de 2018 e, após a conclusão da certificação, será alugada pela empresa Vallair à companhia australiana Qantas.

Concepção gráfica do A321 de cargas da Qantas

Enquanto isso, o segundo A321 a ser convertido pela EFW, de número de série 1238 e que voava na Thomas Cook Airlines, foi transladado para Singapura no dia de Natal. Essa aeronave é gerenciada pela BBAM, que assinou, no Paris Air Show em junho de 2019, uma carta de intenções com a EFW para a conversão de jatos A321 de passageiro para cargueiro.

Mas a EFW não é a única

Outro programa de conversão do A321 atualmente ativo é o A321PCF oferecido pela 321 Precision Conversions, uma joint venture entre a Precision Aircraft Solutions e o Grupo de Serviços de Transporte Aéreo (ATSG).

A321-200PCF da Precision Aircraft Solutions

O grupo também está atualmente trabalhando em sua primeira aeronave em conversão, o jato de número de séria 891 que voava na FlyCAA.

A 321 Precision Conversions informou recentemente ao Cargo Facts que a porta da carga já foi instalada e acionada. A empresa havia dito no ano passado que esperava iniciar os testes de voo na aeronave no início de 2020, portanto o 891 também deve ganhar os céus em breve.

E em breve, outra conversão importante deve seguir ganhando destaque, permitindo que os Boeings 777-300 sejam transformados em cargueiros (hoje apenas a variante 777-200 possui verão de carga produzida pela Boeing). Veja mais detalhes na matéria a seguir:

Sair da versão mobile