Pela primeira vez na história, Boeing 747 especial transporta seção de um 767

A Boeing mostrou ontem em redes sociais que seu avião especial 747 Dreamlifter transportou pela primeira vez na história uma seção de fuselagem do modelo 767.

Avião Boeing 747-400LCF Dreamlifter Primeira Seção 767
Primeira seção de 767 transportada por um Dreamlifter – Imagem: Boeing

A situação seria apenas mais uma na rotina de transportes do Jumbo modificado, se não fosse pelo fato de ele ter sido desenvolvido especificamente para transportar as seções das aeronaves da família 787, o que tinha feito exclusivamente até agora.

O desenvolvimento do Dreamlifter

Boeing 747-400 LCF Dreamlifter

A Boeing anunciou em 13 de outubro de 2003 que, devido ao período de tempo exigido pelo deslocamento terrestre e marítimo, o modal aéreo seria o principal método de transporte de peças para a montagem do Boeing 787 Dreamliner. Ainda, as peças do Boeing 787 foram consideradas grandes demais para os contêineres marítimos padrão, bem como para o Boeing 747-400F.

Inicialmente, três aeronaves de passageiros 747-400 usadas deveriam ser convertidas em uma configuração de tamanho grande para transportar subconjuntos do Japão e da Itália para North Charleston, na Carolina do Sul, e depois para a linha de montagem final no estado de Washington, mas um quarto exemplar foi posteriormente adicionado ao programa.

Boeing 747-400 LCF Dreamlifter

O 747-400LCF (Large Cargo Freighter) possui uma fuselagem protuberante semelhante em conceito às aeronaves de carga super Guppy da NASA e Beluga da Airbus, que também são usadas para o transporte de peças especiais, asas e seções da fuselagem.

Além da fuselagem extra profunda e de grandes dimensões, seção traseira da aeronave é articulada, o que permite que ela se abra para que a carga seja carregada por trás. Além disso, o Dreamlifter possui acessos laterais, para adicionar cargas menores na parte inferior sem a necessidade de abertura da cauda.

Boeing 747-400 LCF Dreamlifter
Interior do 747 Dreamlifter

Boeing 747-400 LCF Dreamlifter
Seção traseira articulada

Transporte da primeira seção de um 767

Em sua publicação na internet, a Boeing destacou que depois de mais de uma década de transportes do 787, o Jumbo Dreamlifter fez sua estreia no transporte de seções da fuselagem do 767.

A parte vista nas imagens sendo desembarcada é a frontal da fuselagem, onde fica o cockpit e o início da cabine de passageiros, e é nomeada pela Boeing de seção 41. Veja os detalhes nas imagens a seguir.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias