Pela primeira vez na história, Tocha Olímpica será levada a bordo de um Boeing 787

Há coisas no mundo que apenas o esporte proporciona. Uma delas é testemunhar duas das maiores rivais da aviação mundial trabalhando em conjunto pelas Olimpíadas de Tóquio em 2020, inclusive com um avião especial que leva o logo das duas.

Tocha Olímpica

No meio deste ano, em julho, foi anunciado que as duas maiores empresas do Japão, a All Nippon Airways e a Japan Airlines, uniriam forças como parceiros de apoio ao Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos “Tóquio 2020”. Nesta sexta-feira, 25 de outubro, o modelo do avião, a pintura e o seu apelido foram revelados.

A ANA e a JAL tornaram-se as empresas aéreas oficiais dos jogos Tóquio 2020 em junho de 2015. Hoje, alguns anos mais tarde, as empresas, que normalmente competem entre si, anunciaram que trabalharão juntas como parceiras, usando um avião modelo Boeing 787 com pintura neutra, que não remete a nenhuma das empresas.

Embora não tenha ficado totalmente claro, é mais provável que cada uma das empresas pinte uma aeronave de sua frota nessas cores, já que ambas operam o Dreamliner.

A JAL já havia apoiado os Jogos Olímpicos pela primeira vez há mais de meio século, quando também transportou a chama olímpica de Atenas para o Japão, para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964.

Cenas do revezamento da tocha de 1964 (JAL)

Detalhes da aeronave da Tocha

De acordo com a organização do evento, a decoração da aeronave representa a essência dos jogos de Tóquio, e carrega a seguinte frase na fuselagem: “Hope Lights Our Way” (A esperança ilumina nosso caminho). Adicionalmente, há a figura de um corredor carregando a tocha e traços vermelhos representando a chama olímpica.

No meio da fuselagem, um grande título em dourado “TOKYO 2020 OLYMPIC TORCH RELAY”, enquanto lá na frente, próximo da porta, estão os logos da ANA e da JAL, lado a lado, bem como o das Olimpíadas de Tóquio na frente e os anéis olímpicos em sua cauda.

A aeronave recebeu o nome de “TOKYO 2020 Go”.

Outras pinturas relacionadas com Tóquio 2020

Além disso, a ANA e a JAL já operam aeronaves com “uniformes especiais” projetados para promover os próximos Jogos Olímpicos de Verão.

A JAL opera um Boeing 767-300ER e um Boeing 777-200 no que chama de “Todo mundo é 2020”. Entre outras coisas, as cores apresentam os mascotes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Tocha

A ANA opera um Boeing 777-200ER com decoração “HELLO 2020” . Essa foi decorada com base em um design criado por um participante do concurso público da ANA e possui alguns dos marcos famosos do Japão, além de alguns esportes olímpicos.

As três aeronaves operam exclusivamente em voos domésticos e podem ser vistas no aeroporto de Haneda, entre outros lugares.

Tocha

Embora haja alguns desafios com as próximas Olimpíadas – especialmente o clima quente e úmido do verão – é ótimo ver os jogos sendo realizados em Tóquio. Também é revigorante ver dois grandes concorrentes cooperando juntos.

Uma vez acesa, a Tocha Olímpica não pode ser apagada. Na história abaixo você conhece como ela se mantém acesa a bordo de um avião:

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias