Primeiras seções do Airbus A321XLR são entregues já montadas

Na data de hoje (28), as instalações da Stelia Aerospace em Méaulte e Rochefort, na França, entregaram para a Airbus, 3 das 6 seções que compõem a fuselagem do mais novo membro da família de corredor único da fabricante europeia de aviões.

Imagem: STELIA Aerospacee

Esta entrega materializa o trabalho realizado desde 2019 por grande parte das instalações da Stelia Aerospace e também é mais um marco da etapa de montagem da aeronave, que terá o maior alcance entre os aviões de um corredor já construídos pela Airbus.

Para chegar tão longe, o A321XLR requer modificações em todas as seções da fuselagem frontal em comparação com as versões anteriores do A321, tanto na estrutura quanto nos seus suportes. 

“Em nome da STELIA Aerospace, estou muito feliz e orgulhoso por ter entregue hoje, dentro do cronograma, nossas primeiras peças do A321XLR, a mais recente adição à família de corredor único da Airbus, que realmente mudará as visões do mercado de longa distância. Cumprimos com sucesso o desafio de entregar em prazos extremamente curtos”, disse Cédric Gautier, CEO da STELIA Aerospace.

Imagem: STELIA Aerospace

Com as primeiras entregas programadas para 2023, o A321XLR tem um alcance de 8.700 km, ou 30% a mais que o A321neo atual. Assim, o A321XLR poderá efetuar voos de mais de 10 horas podendo, nomeadamente, ligar a Europa à América do Norte ou do Sul (ex: Roma-Nova Iorque) ou Europa à Ásia (ex: Londres-Delhi) em voos diretos.

Como parte das melhorias esperadas, a própria Stelia Aerospace, que é parte do Grupo Airbus, está atualmente desenvolvendo seu novo assento ‘OPERA’, destinado à cabine ‘Airspace’ da família A320, incluindo a A321XLR, que permite um layout modular tipo Business Class, com um nível de conforto em um único corredor equivalente a uma aeronave de corpo largo (widebody).

Seções do A321XLR – Imagem: STELIA Aerospace

Com informações da STELIA Aerospace

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Avião Airbus A321neo A321LR TAP Air Portugal

Voos entre o Rio Grande do Norte e a Europa pela...

0
Em 2023, a empresa aérea portuguesa registrou um crescimento superior a 25% referente ao ano anterior no número de passageiros.