Primeiro A350-900 da Air France é entregue, veja imagens

A Air France recebeu na última sexta-feira (27) seu primeiro Airbus A350-900 XWB, o jato de última geração da fabricante europeia. O primeiro jato, de um total de 28 encomendados, foi entregue durante uma cerimônia realizada em Toulouse, na França, onde fica a planta de montagem de fabricante.

Air France Primeiro A350-900 Entrega

Air France Primeiro A350-900 Entrega

A Air France implantará a frota de A350-900 em suas rotas transatlânticas e asiáticas. A aeronave XWB – Xtra WideBody – apresenta um layout de três classes, com 324 assentos, incluindo 34 assentos totalmente reclináveis na classe Executiva, 24 assentos na Econômica Premium e 266 na classe Econômica.

Totalmente alinhado com o compromisso da Air France com o meio ambiente, o voo de entrega da aeronave de Toulouse para Paris foi alimentado com uma mistura de biocombustível convencional e sintético.

A companhia aérea pintou o nome da aeronave, “Toulouse”, no exterior, e optou por trazer de volta um elemento antigo, o cavalo-marinho pintado na lateral do motor e nas pontas das asas icônicas do A350.

Air France Primeiro A350-900 Cavalo Marinho

Classe Executiva

A cabine de classe Executiva nos A350 da Air France apresenta um total de 34 assentos Safran Optima em uma configuração 1-2-1. Essa configuração é uma alteração em relação a muitos dos aviões da companhia, que apresentam uma configuração 2-2-2. Com a configuração do A350, cada passageiro da classe Executiva tem acesso direto ao corredor.

Cada um dos assentos possui um sistema de entretenimento a bordo de 18,5 polegadas. Além disso, cada um possui energia no assento por meio de uma tomada completa e portas USB.

Econômica Premium

A classe Econômica Premium possui apenas 24 assentos Recaro, distribuídos em uma configuração 2-4-2. O produto no A350 é totalmente novo para a Air France. Os assentos são mais leves que qualquer antecessor, o que significa menos peso e, portanto, menos queima de combustível.

Cada um dos assentos possui uma tela de entretenimento a bordo de 13,3 polegadas, que pode ser operada tanto pela tela sensível ao toque quanto pelo controle remoto, que também possui uma funcionalidade de rolagem por toque.

Econômica

A classe Econômica é composta por 266 assentos Safran, organizados em uma configuração 3-3-3. Cada um dos assentos tem sua própria tela de entretenimento de 11,6 polegadas, que é controlada por tela sensível ao toque.

Air France Primeiro A350-900 Entrega

Infelizmente, a Air France optou por não dar aos passageiros sentados na Econômica a opção de uma tomada elétrica completa. No entanto, cada passageiro tem a opção de recarregar seus dispositivos por meio de uma conexão USB incorporada ao sistema de entretenimento a bordo.

A partir de 7 de outubro, o A350 da Air France começará a voar de Paris Charles de Gaulle para Abidjan, na Costa do Marfim, com escala em Bamako, no Mali, para familiarização da tripulação.

Para a temporada de inverno, a partir de 27 de outubro, a Air France voará o A350 de Paris Charles de Gaulle para Toronto e, após a chegada do terceiro A350, começará a voar para o Cairo, Seul, Mumbai e, eventualmente, Bangkok no verão europeu de 2020.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.