Primeiro Airbus A320 da número de série de 5 dígitos surge

Foi flagrado em Toulouse o primeiro Airbus A320 de número de série de 5 dígitos! A aeronave é um A320neo da Iberia com a pintura da aliança oneworld.

Airbus A320neo da Iberia na pintura oneworld: jato é o primeiro A320 com número de série 10.000
Airbus A320neo da Iberia na pintura oneworld: jato é o primeiro A320 com número de série 10.000 © Eurospot

Carregando o número de série 10.002 o A320neo terá a matrícula EC-FNZ. Vale lembrar que não é o A320 de número 10.002 produzido, faltam algumas centenas de aeronave para serem produzidas até a marca de 10.000.

A razão disto é que a Airbus registra o número de série de acordo com a data de entrega estipulada no contrato inicial. As aéreas e os lessores podem adiantar ou postergar a entrega, causando uma distorção.

A Boeing, por exemplo, além do serial number adota o line number, que é efetivamente o número de aeronaves produzidas, já que começa a contar quando o avião entra na linha de produção.

O Airbus A320 sempre se destacou por inovar ao utilizar a tecnologia Fly-By-Wire (FBW). Ao invés das superfícies de comando de voo serem controlados por polias e cabos diretamente ligados ao manche e pedais, o A320 usa um sistema de fios elétricos e atuadores para controlar o avião através de um computador de voo.

Foi introduzido juntamente o sidestick, ao estilo dos aviões de caça, que usavam um “simples” bastão no lugar do manche para controlar a aeronave. Basicamente o FBW funciona com o piloto dando comandos pelo sidestick, que são interpretados por um computador e transmitidos eletronicamente para os atuadores nas superfícies de comando.

Dez anos após o primeiro voo, e com sucesso comprovado, o então presidente da Airbus, Roger Béteille, admitiu que a decisão de usar o FBW foi a mais difícil que ele fez. “Ou seríamos os primeiros a ter esta nova tecnologia ou não entraríamos no mercado”, declarou o antigo presidente

Com informações do AIB Family Flights

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos