Primeiro Airbus A330-800neo tem montagem finalizada

Apesar das incertezas, o Airbus A330-800neo segue firme e forte. A aeronave se aproxima do seu primeiro voo e agora já está com os motores instalados, exatamente o mesmo da variante maior, o -900neo.




A aeronave foi fotografada ontem em Toulouse pelo fotográfo DN280 quando estava sendo tratorada entre as instalações da Airbus no aeroporto do sul da França. Espera-se que o avião inicie os testes de taxi nas próximas semanas e decole ainda este ano.

Em junho o AeroIN divulgou com exclusividade que o primeiro protótipo do 800neo seria montado mesmo não contando com nenhuma encomenda na época. E seguindo exatamente a previsão divulgada sobre a transferência dos motores, o 900neo foi certificado pela EASA no último mês e os motores foram então instalados no 800neo.

De lá para cá o A330-800neo recebeu encomendas da Uganda Airlines e da Kuwait Airways, e agora conta com 10 pedidos firmes. A aeronave é o substituto direto do A330-200 e deve entrar em operação já no ano que vem com a Kuwait Airways.

 




 

Como é voar no Airbus A330neo da TAP durante um voo de certificação

Airbus anuncia acordo com a Kuwait Airways para o A330neo

Uganda Airlines encomenda Airbus A330-800neo e Bombardier CRJ900

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos