Primeiro A330 da TAP Air Cargo é visto no hangar

A TAP Air Portugal já tem operado desde o começo da pandemia dentro da tendência mundial de utilizar aviões de passageiros como cargueiros. Como a ideia deve se estender por algum tempo, a empresa pintou um avião nas cores da sua divisão de carga, cujo foi divulgado pelo site Aviação TV (veja abaixo).

A informação sobre a pintura CARGO numa aeronave da TAP tinha sido divulgada pela página portuguesa Aviação TV, como comentamos em novembro passado. Nesse final de semana, a primeira apareceu uma imagem do que seria o novo conceito da pintura da divisão cargueira.

Pintar aviões com designação de cargueiros era algo que não acontecia na TAP desde 1980 quando a empresa utilizava um quadrijato Boeing 707 para função.

O Airbus da foto é um A330-200 de matrícula CS-TOP e batizado de Pedro Nunes, em homenagem ao reconhecido matemático, navegador e cartógrafo português. A aeronave foi entregue em 2008 diretamente da Airbus para a TAP e, desde então, tem voado pela companhia lusa, inclusive em voos ao Brasil. Em dias normais antes da pandemia do coronavírus, ela levava até 269 passageiros, sendo 25 na Executiva e 244 na Econômica.

Até onde se sabe a adaptação da aeronave refere-se apenas à remoção de todos os assentos, que está sendo feita na TAP M&E de Lisboa. Não existem planos para a instalação de uma porta de carga, que tenham sido divulgados.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias