Primeiro Airbus A340 da TAP Air Portugal já está sendo desmontado

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O primeiro Airbus A340 da TAP já está sendo desmontado num aeroporto na zona desértica da Espanha, marcando o fim de uma era do quadrijato com as cores da companhia nacional portuguesa.

Airbus A340-312 CS-TOA TAP - Air Portugal

O modelo A340 foi considerado uma das aeronaves de longo curso mais sofisticadas e modernas no início dos anos 90 e representou uma nova maneira de viajar para os portugueses. Destacavam-se os assentos da classe executiva, poltronas que faziam o passageiro se sentir em casa, o bar com atendimento exclusivo e também o sistema de entretenimento individual, que permitia a escolha de vários canais de vídeo e áudio, uma grande inovação para a época.

Naquele momento, a companhia aérea absorveu em sua frota quatro Airbus A340, que lhe permitiram explorar novos mercados e complementar a oferta em várias cidades, adaptando sua estratégia comercial aos desafios de um mercado cada vez mais exigente.

O primeiro deles, de matrícula CS-TOA, chegou em dezembro de 1994 e foi batizado de
Fernão Mendes Pinto, em homenagem ao explorador jesuíta português. Quando chegaram, as aeronave ostentavam as antigas cores da TAP, com as clássicas faixas vermelha e verde pela fuselagem.

Agora, o A340 está sem os motores, restando apenas as carenagens do sistema de propulsão, e vai sendo desmontado aos poucos em Teruel, em Aragão, na Espanha, como mostra um registro feito pelo spotter William Musculus.

O Aeroporto de Teruel fica numa região desértica, com baixa umidade, ideal para conservação de aeronave e seus componentes. Acaba sendo um destino comum de aviões em aposentadoria ou que esperam por um novo lar.

Airbus A340-312 CS-TOD TAP - Air Portugal

Não longe do CS-TOA está o CS-TOD, o último A340 dos quatro a serem recebidos. Este também está já sem os motores, mas pela foto acima não está com ninguém próximo realizando algum trabalho. Os outro dois A340 da companhia portuguesa também estão em Teruel, mas o seu estado de conservação não é conhecido.

O último voo regular destes icônicos quadrijatos da TAP foi para o Brasil, relembre:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias