Airbus entrega o primeiro A350ULR; acompanhe o voo neste momento!

A Airbus entregou a primeira aeronave A350-900ULR (Ultra Long Range – Alcance Ultra Longo) para o cliente de lançamento Singapore Airlines (SIA). A aeronave partiu de Toulouse hoje (22) por volta das 13h00 (horário de Brasília), e está em voo neste momento (veja mais abaixo como acompanhar em tempo real), com pouso estimado em Cingapura por volta das 05h00 deste domingo (23).

Primeiro Avião Airbus A350ULR Singapore

Primeiro Airbus A350 Ultra Long Range (ULR)




A versão mais recente do A350 XWB é capaz de voar mais longe em serviço comercial do que qualquer outra aeronave, com um alcance de até 9.700 milhas náuticas, ou mais de 20 horas sem parar. Ao todo, a SIA encomendou sete aeronaves A350-900ULR, configuradas em um layout de duas classes, com 67 assentos na Classe Executiva e 94 assentos na Classe Econômica Premium.

A SIA começará a operar o A350-900ULR no dia 11 de outubro, quando lançará serviços entre Cingapura e Nova York. Com um tempo médio de voo de 18 horas e 45 minutos, esses serão os voos comerciais mais longos do mundo. Depois de Nova York, a aeronave entrará em serviço com a SIA em mais duas rotas transpacíficas non-stop, para Los Angeles e São Francisco.

“Este é um momento de orgulho tanto para a Singapore Airlines quanto para a Airbus, porque aumentamos os limites com esta nova aeronave altamente avançada para estender voos de longo alcance a novas distâncias”, disse o CEO da companhia aérea, Sr. Goh Choon Phong. “O A350-900ULR trará mais comodidade e conforto para nossos clientes e nos permitirá operar voos de longo alcance de maneira comercialmente viável. Isso nos ajudará a aumentar nossa competitividade na rede e aumentar ainda mais o hub de Cingapura”.

“A entrega de hoje é um marco para a Airbus e a Singapore Airlines, pois juntos abrimos um novo capítulo em viagens aéreas sem escalas”, disse Tom Enders, diretor executivo da Airbus. “Com a sua mudança na eficiência de combustível, o A350 está em posição única para atender a demanda por novos serviços de ultra longa distância.”




O A350-900ULR é um desenvolvimento do A350-900. A principal mudança em relação à aeronave padrão é um sistema de combustível modificado, permitindo que a capacidade de transporte de combustível seja aumentada em 24.000 litros, chegando a 165.000 litros. Isso amplia o alcance da aeronave sem a necessidade de tanques de combustível adicionais. Além disso, a aeronave apresenta vários aprimoramentos aerodinâmicos, incluindo winglets estendidos, que agora estão sendo aplicados a todas as aeronaves A350-900 em produção.

A Singapore Airlines é um dos maiores clientes da Família A350 XWB, tendo encomendado um total de 67 A350-900, incluindo os sete modelos Ultra Long Range. Incluindo a entrega de hoje, a frota de A350 XWB da companhia aérea está agora em 22 aeronaves.

Acompanhe neste momento o voo de entrega da aeronave, em tempo real através do Flight Radar 24: https://www.flightradar24.com/SIA8895.
(Obs: a aeronave pode não aparecer no radar em alguns momentos ao passar por áreas sem cobertura pela rede do site)

Print Flight Radar 24 Voo Entrega Airbus A350ULR

 
Com informações da Assessoria de Imprensa da Airbus.
 

Airbus testa winglets maiores para o A350-900ULR

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.