Primeiro avião Airbus A350 com ‘toque chinês’ prestes a ser entregue

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Airbus está prestes a entregar o primeiro jato de grande porte do modelo A350 XWB finalizado em sua planta chinesa. Embora tenha sido produzida e montada na Europa, a aeronave MSN452 será finalizada e entregue à China Eastern Airlines a partir das instalações da fabricante em Tianjin, na China.

Um adesivo especial com os dizeres “Primeiro A350 entregue a partir da China” foi colado na aeronave, como revela a imagem abaixo feita pelo fotógrafo Eurospot e publicada em seu perfil no Twitter, na semana passada.

Tal feito é fruto direto de um Memorando de Entendimento assinado pela fabricante europeia e o governo chinês em 2019, delineando planos para aumentar o número e o tipo de aeronaves montadas ou acabadas na China. O acordo previa que os primeiros A350 XWB com acabamento chinês seriam entregues em 2021.

Primeira fora da Europa

O centro de conclusão e entrega de jatos de corpo largo (wide bodies) da Airbus em Tianjin é o primeiro do tipo fora da Europa e realizará o trabalho de instalação de cabine e pintura de aeronaves para os A350 XWB.

No geral, as instalações estão em operação há 13 anos e ajudaram a Airbus a aumentar sua participação de mercado no país. Até agora, já foram mais de 500 aeronaves de menor porte (narrow bodies) e também wide bodies A330 entregues a partir dali.

“No início, a taxa de entrega do A350 de Tianjin não será muito rápida e planejamos aumentar gradualmente a taxa de entrega para cerca de uma aeronave por mês. A China se tornará um mercado estratégico muito importante para a Airbus”, disse George Xu, CEO da Airbus China, em 2020.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias