Primeiro avião da ITA é flagrado sem pintura e apenas com uma frase na fuselagem

No dia 15 de outubro, próxima sexta-feira, a Itália verá a primeira decolagem de sua nova empresa aérea de bandeira, a Italia Trasporto Aereo, ou simplesmente ITA, que chega para substituir a falida Alitalia. Um dos pontos de interrogação sobre a nova empresa é: “qual marca a ITA usará em seus aviões?”.

Um processo de leilão público está aberto para a venda da marca Alitalia, que não pôde ser herdada automaticamente pela ITA devido a uma condição imposta pela União Europeia. A ITA será uma postulante à marca, mas, enquanto esse processo não é concluído, a nova empresa não pode usar a famosa grife aérea italiana e tem que se virar para iniciar os voos com outra pintura ou cobrindo a marca da sua predecessora.

Um registro, feito em primeira mão foi feito pelo fotógrafo Adrian Kissane, mostra que como a empresa se adaptou a esse momento, pintando um Airbus A320 todo de branco e com a frase “Born in 2021” ou “Nascida em 2021”, nas cores da bandeira da Itália.

A aeronave em questão tem a matrícula EI-EIB (msn 4249), 10 anos de idade, e pertenceu à Alitalia, onde voou até julho de 2021. Depois, foi enviada para Shannon, na Irlanda a fim de realizar manutenção e trâmites burocráticos para repassar o jato ao nome da nova empresa.

De início, a ITA deverá ter uma frota totalmente composta por jatos que voaram antes na Alitalia, todos eles transferidos formalmente entre as empresas. No futuro, haverá uma grande renovação de frota com aeronaves Airbus, segundo um contrato firmado recentemente com a fabricante europeia, que prevê a incorporação de jatos A220, A320neo, A330neo e A350 XWB.

As rotas iniciais serão basicamente domésticas e regionais, dentro da Europa, com expansão gradativa. Os voos internacionais também serão retomados nesse ano, mas apenas para rotas selecionadas. O retorno dos voos ao Brasil, por exemplo, está previsto apenas para meados de 2022.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Comissária de bordo põe seu ritmo, transforma instruções pré-voo num rap...

0
Uma comissária de bordo foi alegremente aplaudida pelos passageiros de um voo da empresa aérea Southwest, nos EUA, por sua