Primeiro Boeing 777 produzido realiza neste momento seu último voo

A Cathay Pacific e a Boeing anunciaram que estão doando o primeiro Boeing 777 produzido. A aeronave ficará no Pima Air & Space Museum, no Arizona, uma das maiores instalações do mundo dedicada à memória do setor aeroespacial. O voo ocorre neste momento, e tem seu pouso previsto às 18:12 GMT (15:12 de Brasília) desta terça-feira, 18 de setembro de 2018.

primeiro Boeing 777 produzido Cathay Pacific




O icônico avião Boeing 777-200, número de produção WA001 e com matrícula atual B-HNL, voa do hub da Cathay Pacific em Hong Kong para Tucson, Arizona. O jato será exibido permanentemente no museu ao lado de mais de 350 outras aeronaves históricas.

A Boeing realizou o primeiro voo da aeronave 777-200 em 12 de junho de 1994 e continuou a usá-la como avião de teste por vários anos. A aeronave se juntou à frota da Cathay Pacific em 2000 e foi aposentada em maio deste ano, após 18 anos de serviço. Durante seu tempo na Cathay Pacific, o B-HNL operou 20.519 voos, registrando 49.687 horas de voo.

“Como o primeiro Boeing 777 produzido do mundo, o B-HNL tem um lugar muito especial na história da nossa companhia aérea e da aviação comercial, e estamos muito satisfeitos que em breve trará prazer aos entusiastas em sua nova casa no Arizona”, disse Rupert Hogg, diretor executivo da Cathay Pacific. “Nossas aeronaves 777-200 nos atenderam excepcionalmente bem nas últimas duas décadas e, à medida que as aposentamos progressivamente nos próximos meses, esperamos ansiosamente receber a aeronave 777-9 de última geração em nossa frota a partir de 2021”, acrescentou ele.

Na década de 1990, a Cathay Pacific foi uma das poucas companhias aéreas a fornecer informações para o 777 na fase de projeto, o que deu à companhia aérea de Hong Kong uma oportunidade única de aperfeiçoar os recursos da aeronave para atender suas próprias necessidades. Entre as solicitações, havia uma seção transversal de cabine semelhante à do Jumbo 747, um moderno cockpit “de vidro”, sistema fly-by-wire e, fundamentalmente, custos operacionais mais baixos. Hoje, a Cathay Pacific opera uma das maiores frotas de 777 do mundo.

Kevin McAllister, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, comentou sobre a história da parceria: “A Cathay Pacific tem sido fundamental para o tremendo sucesso do programa 777. A companhia aérea contribuiu muito para o design original do avião e tem sido um dos seus maiores embaixadores desde então. E agora eles são clientes de lançamento do nosso novo avião 777X. Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Cathay nesta doação para o museu como uma maneira de compartilhar a notável história do Boeing 777 por muitos anos”.

Acompanhe em tempo real o voo do B-HNL no FlightRadar24: https://www.flightradar24.com/CPA3492/1de77782.

FAA aprova pontas de asa dobráveis do novo Boeing 777X

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias