Aparece a 1ª imagem do Boeing 787 da LATAM ‘sem janelas’ na fábrica da Boeing

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Mais cedo neste domingo, 4 de abril, apresentamos aqui no AEROIN os rumores que haviam surgido a partir de uma edição gráfica divulgada pela LATAM, na qual a empresa aérea mostrava um Boeing 787 totalmente sem janelas, como um avião cargueiro, ao falar sobre seu compromisso com o transporte de vacinas da Covid-19.

A edição gráfica divulgada pela LATAM, conforme apresentado anteriormente

A imagem, apesar de apenas uma montagem de computador, havia levantado comentários de que a empresa poderia ter planos de converter seus aviões 787 Dreamliner de passageiros para cargueiros em função da alta demanda do mercado de cargas.

Apesar disso, destacamos aqui no portal que era mais provável se tratar apenas de uma ação para ressaltar o importante papel que o jato vem tendo ao transportar vacinas, ou de planos de cobrir as janelas e alterar a pintura em decorrência do uso cargueiro do jato.

Pois bem. Mais do que depressa esta última opção foi confirmada, quando um leitor nos alertou sobre uma fotografia feita na fábrica da Boeing, mostrando o mais recente 787 produzido para a LATAM, de matrícula CC-BGQ, saindo da linha de produção “sem janelas”, ou mais especificamente falando, com suas janelas pintadas ou tampadas, exatamente como na imagem divulgada pela empresa aérea, porém ainda sem a palavra “Cargo” adicionada.

É importante ressaltar que, embora pareça na imagem não haver janelas, elas devem apenas ter sido bem cobertas, gerando o aspecto de fuselagem lisa. Não se trata de uma modificação do projeto da aeronave para cargueira, com uma fuselagem realmente sem janelas, pois isso demandaria a fabricação de uma fuselagem originalmente sem janelas, algo que exigiria uma nova certificação, e nada neste sentido foi divulgado pela Boeing ou pela LATAM até agora.

Vários Boeings 787 da LATAM têm sido utilizados frequentemente para transporte de cargas entre os Estados Unidos e o Brasil, portanto, assim que o CC-BGQ for entregue à companhia latina, não deverá demorar muito até que ele apareça por aeroportos brasileiros.

Veja a seguir um exemplo em que um dos Dreamliners da empresa foi registrado em um voo cargueiro decolando do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP):

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias