Primeiro caça Gripen a vir ao Brasil já tem data prevista, e deve se apresentar em Brasília

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Caça SAAB Gripen Brasil
SAAB F-39 Gripen

O primeiro caça F-39 Gripen, da fabricante sueca SAAB, que virá ao Brasil para ensaios de voo já tem data prevista para chegada ao país e para uma aparição especial em evento na capital federal Brasília.

Segundo um documento a que o AEROIN teve acesso, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, autoriza o pedido da Embaixada da Suécia no Brasil para que o caça possa sobrevoar o espaço aéreo brasileiro e pousar em território nacional.

A autorização detalha que a aeronave será o caça militar de número de série 39.6001, que virá “para dar continuidade às campanhas de ensaio já iniciadas na Suécia relativas ao Programa Gripen Brasileiro”.

Segundo o cronograma apresentado no documento, a chegada é prevista para ocorrer a partir do dia 25 de setembro deste ano, no aeroporto de Gavião Peixoto/SP, onde ficam instalações de fabricação da Embraer. Ainda, autoriza até 31 de dezembro de 2025 que sejam efetuados “voos esporádicos, nas áreas destinadas à Embraer”.

Por fim, indica que o F-39 Gripen fará “um voo específico para Brasília, no dia 23 de outubro de 2020, durante as atividades em conexão com o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira”.

Mas há um detalhe interessante. Enquanto o primeiro pouso ocorrerá em Gavião Peixoto, a primeira decolagem ocorrerá previamente em outro aeroporto brasileiro, mesmo com o jato nunca tendo feito qualquer pouso antes em terras brasileiras. Veja na matéria abaixo como isso acontecerá:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

https://aeroin.net/veja-porque-novo-caca-fab-ruas-santa-catarina/

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.