Primeiro caça Gripen da FAB já está em solo brasileiro

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Já está em solo brasileiro o primeiro caça Gripen NG da Força Aérea Brasileira (FAB), que chegou no início desta tarde no Porto de Navegantes.

O caça veio de navio desde a Suécia, de onde zarpou do Porto de Norrköping no primeiro dia de setembro, chegando próximo do meio-dia de hoje no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, onde será transladado para o aeroporto da cidade, para ser preparado para seu primeiro voo no Brasil.

O Gripen NG é a nova geração de caças da fabricante sueca SAAB e foi escolhido pela FAB para substituir o já cansado Northrop F-5E Tiger II, de fabricação americana, que está há 45 anos na força.

São 36 encomendados, com a expectativa de mais unidades no futuro. A unidade que está no Brasil é um Gripen E, de um lugar (monoplace) e que foi fabricado na Suécia e colocado num navio para sua entrega.

A expectativa é que daqui cinco dias, no dia 25 de setembro, o caça decole de Navegantes para a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, onde passará por testes e avaliações, sendo futuramente incorporado à FAB.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias