Primeiro E195-E2 da Azul é dedicado a Pedro Janot, que se emociona com a surpresa

Primeiro Embraer E195-E2 Azul

O primeiro Embraer E195-E2 da Azul Linhas Aéreas Brasileiras reservou uma homenagem especial a Pedro Janot, um administrador brasileiro com uma carreira empresarial de sucesso e que fez a diferença na história da companhia aérea. Ele também tornou-se um símbolo de superação ao recriar sua carreira após um acidente que lhe tirou os movimentos dos braços e pernas.

Para retribuir os grandes feitos do executivo, a Azul Linhas Aéreas decidiu reservar a matrícula PR-PJN (Pedro JaNot) para seu primeiro Embraer E195-E2 e, assim, render-lhe homenagem em pleno mês de seu aniversário. Essa matrícula destoará de todo o restante da frota que seguirá um padrão “PR-Yxx”.

Durante a cerimônia realizada na noite de ontem em São José dos Campos, o presidente da Azul, John Rodgerson destacou que todos os valores que movem a empresa hoje são originados dos ideais humanos de Pedro Janot. Assista no vídeo abaixo o momento em que Janot se emociona ao receber a homenagem.

Nascido no Rio de Janeiro em 24 de Setembro de 1960, Janot começou sua carreira como comprador na Mesbla e, subindo os degraus da vida corporativa chegou a cargos de direção na Richards, Zara, Pão de Açúcar e, finalmente a Azul Linhas Aéreas, onde foi presidente de 2008 a 2011. Na empresa aérea, deixou sua marca ao ajudar a estabelecer sua pedra fundamental da companhia, em conjunto com outros grandes executivos, como Gianfranco Beting e Gerald Lee, e sob a batuta do maestro David Neeleman.

Afastado desde o acidente, Pedro dedica-se a compartilhar seus conhecimentos de gestão, liderança e inovação em palestras, ministradas por todo país. Em 2014, lançou o livro Maestro de Voo, que conta a história da Azul, com redação de Edvaldo Pereira Lima. Atualmente, Pedro está no comando da CONTRAVENTO, uma consultoria voltada para a melhoria de processos no varejo de moda.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.