Início Empresas Aéreas Primeiro Embraer E195-E2 da Helvetic fica pronto e decola pela primeira vez

Primeiro Embraer E195-E2 da Helvetic fica pronto e decola pela primeira vez

O maior jato comercial brasileiro, o Embraer E195-E2 estará em breve nas mãos de uma companhia aérea suíça, a Helvetic Airways.

Aconteceu hoje (26) o primeiro voo do E195-E2 da Helvetic Airways, que decolou de São José dos Campos, sede da Embraer, fez um voo sobre o Vale do Paraíba e regressou para pouso no Aeroporto Internacional da cidade.

O flagra foi feito pelo nosso colega Felipe Carneiro, e mostra o jato de matrícula de testes PR-EAF, mas que no futuro será o HB-AZI na empresa suíça. Na foto, é possível ver que o avião está com um pequeno “ventilador” na parte da frente.

Este ventilador é a RAT – Ram Air Turbine, e serve como um pequeno gerador de energia caso os dois motores do jato parem de funcionar e gerar energia para o avião. A RAT mantém os instrumentos mínimos para o avião voar e poder pousar num aeroporto ou local adequado mais próximo.

Nos voos de testes a RAT é estendida exatamente para averiguar sua funcionalidade, mesmo com os dois motores em pleno funcionamento.

Segundo revelou o presidente da Embraer Commercial Aviation, este jato E195-E2 da Helvetic, que já opera o modelo menor E190-E2 e inclusive bateu o recorde de voo mais longo feito por um avião brasileiro, será entregue nos próximos dias.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A