Primeiro Embraer E195-E2 da Helvetic fica pronto e decola pela primeira vez

O maior jato comercial brasileiro, o Embraer E195-E2 estará em breve nas mãos de uma companhia aérea suíça, a Helvetic Airways.

Aconteceu hoje (26) o primeiro voo do E195-E2 da Helvetic Airways, que decolou de São José dos Campos, sede da Embraer, fez um voo sobre o Vale do Paraíba e regressou para pouso no Aeroporto Internacional da cidade.

O flagra foi feito pelo nosso colega Felipe Carneiro, e mostra o jato de matrícula de testes PR-EAF, mas que no futuro será o HB-AZI na empresa suíça. Na foto, é possível ver que o avião está com um pequeno “ventilador” na parte da frente.

Este ventilador é a RAT – Ram Air Turbine, e serve como um pequeno gerador de energia caso os dois motores do jato parem de funcionar e gerar energia para o avião. A RAT mantém os instrumentos mínimos para o avião voar e poder pousar num aeroporto ou local adequado mais próximo.

Nos voos de testes a RAT é estendida exatamente para averiguar sua funcionalidade, mesmo com os dois motores em pleno funcionamento.

Segundo revelou o presidente da Embraer Commercial Aviation, este jato E195-E2 da Helvetic, que já opera o modelo menor E190-E2 e inclusive bateu o recorde de voo mais longo feito por um avião brasileiro, será entregue nos próximos dias.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias