Primeiro voo da história em outro planeta acaba de ser completado com sucesso

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: NASA

A NASA acaba de transmitir ao vivo, nesta manhã de segunda-feira, 19 de abril, a confirmação do primeiro voo controlado realizado em outro planeta na história da humanidade.

O pequeno helicóptero de 1,8 kg, batizado de “Ingenuity”, que significa “Engenhosidade”, saiu da Terra no meio do ano passado a bordo do rover “Perseverance” e ambos chegaram ao planeta vermelho Marte no início deste 2021.

Desde então, uma série de procedimentos planejados foi executada, envolvendo o posicionamento do rover no local adequado para liberação do helicóptero, o procedimento sequencial de carregamento de suas baterias e sua liberação no solo e a verificação da resistência do Ingenuity às condições ambientais de Marte.

Por fim, foram executados os testes pré-voo, porém, nesta fase foi encontrado um problema de sistema, que exigiu alguns dias de adiamento da decolagem até que uma atualização de software fosse preparada pela equipe do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, responsável pelo projeto, e enviada até o helicóptero via data-link.

Depois da atualização, tudo funcionou corretamente, e na manhã de hoje as imagens gravadas pela câmera do rover Perseverance confirmaram que o Ingenuity teve sucesso ao sair do solo, pairar por alguns instantes em uma altura definida e voltar para um pouso correto no solo marciano. Veja a seguir as imagens do helicóptero no solo e pairado em voo:

Agora, a equipe de cientistas do projeto Ingenuity Mars analisarão os dados deste teste de voo e, conforme os resultados, darão sequência aos demais planos, com voos mais longos e com movimentação horizontal, já que este primeiro teste foi apenas de subida e descida.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias