Início Variedades Primeiro “voo sem visto” fretado por haitianos para Porto Alegre ocorre na...

Primeiro “voo sem visto” fretado por haitianos para Porto Alegre ocorre na noite de hoje

Airbus A330-900 (A330neo) da Azul Linhas Aéreas

A Associação da Integração Social (AINTESO), antiga Associação dos Haitianos do Rio Grande do Sul, fretou e organizou um voo humanitário que fará o percurso Porto Príncipe (Haiti) a Porto Alegre (RS) na noite deste domingo (25) para segunda-feira (26).

Segundo a associação, desde o início da pandemia, diferentes voos comerciais que fazem o trajeto Haiti-Brasil foram cancelados, interrompendo um fluxo migratório importante que vem acontecendo há em torno de 8 anos, e deixando centenas de famílias sem ter como se reencontrar.

Frente a isso, já em 2020, associações de migrantes haitianos ao redor do país passaram a organizar fretamentos de voos por conta própria, em articulação direta com companhias aéreas.

A associação destaca, no entanto, que o voo deste final de semana é o primeiro “voo sem visto”, que acontece com a viagem autorizada por ajuizamento em virtude das dificuldades impostas para a emissão de vistos na Embaixada Brasileira no Haiti nos últimos meses.

A viagem, fretada junto à Companhia Azul, contribui, sobretudo, para que dezenas de crianças voltem a encontrar seus pais. A AINTESO acompanha crianças e adolescentes durante a viagem, garantindo a reunião de famílias que não têm dinheiro para pagar acompanhantes para os filhos menores de idade.

Segundo a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o voo de número AZU-9762, cumprido com um Airbus A330-900 (A330neo) com 298 assentos, está programado para partir de Porto Príncipe à 00h00 e pousar em Porto Alegre às 07h30 (os horários são de Brasília).

Os voos são fretados, organizados e vendidos pela AINTESO, que tem seu conselho diretor composto por haitianos.

Informações da AINTESO e da ANAC

Sair da versão mobile