Príncipe de Mônaco se torna o primeiro Chefe de Estado a voar em um avião elétrico

Albert e Raphaël – Imagem: Aeroporto de Nice

Na terça-feira, 14 de setembro de 2021, o Príncipe Albert II de Mônaco se tornou o primeiro Chefe de Estado a fazer um voo elétrico ao decolar do aeroporto Côte d’Azur, em Nice, França, a bordo de um Pipistrel Velis, uma aeronave elétrica usada por muitas escolas de aviação francesas para treinamento básico de pilotos.

No comando estava o piloto, marinheiro e eco-explorador Raphaël Domjan, que completou a primeira circunavegação movida a energia solar a bordo do catamarã PlanetSolar e que pilota a aeronave movida a energia solar SolarStratos.

Imagem: Pipistrel

Convencido da necessidade de uma transição energética que irá aliviar nossa dependência dos combustíveis fósseis para preservar o clima do nosso planeta, o Príncipe Albert II apreciou um voo que foi livre de emissões de CO2 e ruído.

Descendo do avião de volta ao aeroporto de Nice-Côte d’Azur após o voo de 30 minutos sobre o Principado de Mônaco, ele se declarou encantado com a experiência: “Foi fantástico poder voar sem emitir CO2. O desenvolvimento da aviação elétrica deve continuar para que os voos de amanhã incorporem o uso de motores elétricos e sejam alimentados por baterias ou células a combustível”.

Raphaël Domjan vê este primeiro voo de um Chefe de Estado em um avião elétrico como uma mensagem forte para todos os líderes ao redor do mundo: “O Príncipe Albert II de Mônaco teve a coragem de abrir o caminho para a aviação elétrica. Espero que este voo histórico aumente a consciência sobre este novo modo de transporte sem emissões de CO2 e que outros Chefes de Estado sigam sua iniciativa.”

Informações da Pipistrel

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias