Problema elétrico e nos flaps do avião levam voo da Azul a voltar para Manaus

A Azul Linhas Aéreas registrou um reporte nos sistemas de informação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) em que relatou um incidente com um dos seus Airbus A320neo, de matrícula PR-YRH (ver detalhes adiante), no dia 25 de novembro de 2020.

Segundo informado, o avião realizava o voo AD-9045, uma jornada de uma hora e meia entre Manaus e Porto Velho, Rondônia. A decolagem da capital amazonense teria ocorrido às 21h02 (dentro do horário previsto), com 173 passageiros e 6 tripulantes a bordo.

A partida aconteceu pela pista 11 de Manaus. Durante a subida inicial, os pilotos enfrentaram dificuldades para retrair os flaps, que pararam de se mover, permanecendo entre as posições 2 e 1, enquanto uma indicação de “DC BUS 1 FAULT” surgia no computador de bordo. No momento seguinte, ainda a 4.000 pés (~1.300 metros), a tripulação parou a subida e trabalhou nas listas de verificação, para checar se o problema poderia ser resolvido.

Enquanto buscavam por alternativas, os pilotos chegaram a realizar duas órbitas (holding pattern), ainda sobre a região de Manaus.

Imagem do FR24

Diante da impossibilidade de solucionar, os comandantes então optaram por retornar e a aeronave pousou normalmente 25 minutos após a decolagem. Como consequência, o voo foi cancelado, assim como a etapa seguinte, que ligaria Porto Velho a Cuiabá. Os passageiros foram remanejados para outros voos.

O jato envolvido não ficou muito tempo no solo após ter retornado, vindo a voar novamente na madrugada do dia seguinte (26 de novembro), quando assumiu uma ligação entre Manaus e Recife.

Nota: no CENIPA consta que a aeronave teria sido o PR-YRI, o The Aviation Herald verificou, no histórico dos sistemas de rastreamento de dados, que essa aeronave não esteve por lá. O AEROIN foi além e descobriu que a aeronave envolvida no incidente foi, na realidade, o PR-YRH, como mostra a imagem do FlightRadar24 acima.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias