Início Regulamentação Processo de aprovação para realização de shows aéreos fica mais ágil

Processo de aprovação para realização de shows aéreos fica mais ágil

Em mais uma ação de simplificação voltada ao público da aviação geral, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revisou a Instrução Suplementar (IS) nº 91-008, que estabelece os procedimentos para realização de evento aeronáutico. As mudanças permitem agilidade no processo de autorização, reduzindo a exigência de solicitação com antecedência de 60 dias para 30 dias.

A norma também retira a exigência de autorização para realização de campeonato de voo em planadores. Os pilotos de planador são certificados para operar o equipamento e garantir a segurança de todos os envolvidos no evento. 

Mesmo simplificando os processos, a segurança da aviação civil é objetivo principal da ANAC e a IS nº 91-008 não descuidou desse ponto. A norma proíbe a realização de acrobacias aéreas sobre áreas habitadas, aglomeração de pessoas, áreas proibidas ou restritas. Há ainda o alerta de que deve ser solicitada diretamente ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) a emissão de Aviso aos Navegantes (NOTAM) para o evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo Fale com a ANAC.

Informações da ANAC

Sair da versão mobile