Início Aeroportos Programação alterada: último MD-11 deve decolar do Brasil mais cedo hoje

Programação alterada: último MD-11 deve decolar do Brasil mais cedo hoje

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Conforme temos acompanhado, a data de hoje, 31 de dezembro, marca o fim de quase três décadas de operações regulares no Brasil do modelo de avião MD-11 da fabricante McDonnell Douglas.

A última companhia aérea a operar o avião de três motores em voos ao Brasil, a Lufthansa Cargo, substituirá seus cargueiros MD-11F pelos Boeings 777F a partir de janeiro em todos os quatro destinos regulares em nosso país, que são Viracopos/Campinas (SP), São José dos Pinhas/Curitiba (PR), Recife (PE) e Guerulhos/São Paulo.

O clássico modelo até deve ainda pousar no Brasil em algumas operações esporádicas, porém, voos regulares passam a ser quase improváveis diante da redução da frota mundial do cargueiro.

A cerimônia oficial de despedida do Brasil foi realizada na última segunda-feira, 28 de dezembro, no penúltimo voo, com batismo de jatos d’água do Corpo de Bombeiros na partida de Viracopos, conforme mostramos aqui no AEROIN (clique aqui se quiser rever as imagens), estando o último voo programado para a noite desta quinta-feira, 31.

Porém, a aeronave realizando a operação de hoje, o MD-11F de matrícula D-ALCK, que faria a sequência Frankfurt – Dakar – Campinas – Buenos Aires – Montevidéu – Campinas – Dakar – Frankfurt, teve sua programação alterada e voou direto de Frankfurt para Viracopos, resultando em um grande adiantamento nos horários.

Com isso, o voo LH-8265, que pousaria em Viracopos no final do dia, já partiu de Montevidéu pouco antes da publicação desta matéria, às 10:13. O tempo de voo é de pouco menos de 2 horas, portanto, a chegada ao aeroporto de Campinas deve ocorrer por volta de 12:05.

O MD-11 decolando rumo a Campinas nesta manhã – Imagem: FlightRadar24

Assim, como o tempo de solo costuma ser de 1 a 2 horas, a última partida regular do MD-11F da Lufthansa no Brasil deve acontecer hoje entre 13:00 e 14:00. Depois, só restará aos apaixonados pelo trijato torcer para que o clássico avião ainda apareça em algum voo esporádico.

Vale ressaltar que os horários acima descritos são previsões, portanto, caso você queira acompanhar para ver se se confirmam a chegada e a partida de Viracopos, pode clicar aqui para ver no FlightRadar24.