Projeto ‘Aeroportos Sustentáveis’ tem inscrições abertas em sua 3ª edição

Aeroporto Internacional de Manaus – Imagem: José Zamith de Oliveira Filho/Portal da Copa

A Agência Nacional de Aviação (ANAC) declarou hoje (8) aberta as inscrições para a Edição 2021 do programa Aeroportos Sustentáveis, projeto que visa incentivar a adoção de boas práticas de gestão ambiental nos aeroportos brasileiros.

A iniciativa busca também dar visibilidade às ações positivas de promoção de sustentabilidade já desenvolvidas pelos aeroportos que, voluntariamente, aderirem à participação no projeto.

A última edição teve participação de oito operadores aeroportuários, totalizando 16 aeroportos participantes. Os aeroportos de Macaé, Manaus e Salvador foram destaque em suas respectivas categorias, que consideram o número de passageiros processados anualmente.

Metodologia para classificação

A metodologia para avaliação possui critérios que consideram os seguintes temas: gestão de energia elétrica, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão da qualidade do ar local, gestão da mudança climática, gestão do ruído aeronáutico e gestão organizacional.

Com base no atendimento aos critérios específicos estabelecidos no projeto com apoio de especialistas em meio ambiente no âmbito aeroportuário de diversos órgãos governamentais, a ANAC classificará os aeródromos de acordo com o nível de atendimento aos critérios.

Os aeroportos serão classificados em níveis de: “primeira classe”, para os aeroportos que alcançarem pontuação maior que a média simples de seu grupo e “classe executiva” para aqueles que obtiverem pontuação menor que a média. Serão excluídos do cálculo aeroportos com pontuação final inferior a 25% do total.

Inscrições

Os operadores aeroportuários ou proprietários de aeroportos podem se inscrever para participar do projeto “Aeroportos Sustentáveis” até o dia 30 de novembro de 2021. Para a inscrição, basta encaminhar um e-mail para meioambiente@anac.gov.br sinalizando interesse em participar do projeto. A equipe responsável entrará em contato com mais informações, fornecendo o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo aeroporto. O formulário deverá ser preenchido até 15 de dezembro de 2021.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Presidente de Moçambique inaugura um aeroporto com seu próprio nome e...

0
É o primeiro aeroporto na província de Gaza, contando com uma pista de 1,8 km e capacidade de receber cerca de 220 mil passageiros por ano.