Início Indústria Aeronáutica Mais um projeto de conversão do Airbus A321 para cargueiro é certificado

Mais um projeto de conversão do Airbus A321 para cargueiro é certificado

Airbus A321-200PCF – Imagem: Precision Aircraft Solutions

A “321 Precision Conversions” anunciou na última semana que conquistou a certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para seu novo cargueiro A321-200PCF.

A sigla PCF do modelo vem do inglês “Precision Converted Freighter”, que significa cargueiro convertido da Precision, uma vez que a empresa transformará aviões A321 de transporte de passageiros em cargueiros.

A 321 Precision Conversions é uma joint venture entre o Aircraft Transport Services Group (ATSG) e a Precision Aircraft Solutions, e o Certificado de Tipo Suplementar (STC) aprovado pela FAA para o A321PCF do grupo tem número de identificação ST02716SE.

O presidente da Precision Aircraft Solutions, Gary Warner, disse: “Esta grande conquista, alcançada durante uma pandemia global sem precedentes, é um testemunho do profissionalismo e dedicação de todas as partes: nossos parceiros do ATSG, nossos experientes profissionais de engenharia e manufatura e os homens e mulheres dedicados da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos”.

Ele acrescentou: “O A321-200PCF apresenta o menor peso vazio operacional (44.500 kg), maior alcance e carga útil padrão, melhores comodidades para a tripulação e o design de porta de carga mais confiável e comprovado, além do sistema de manuseio de carga mais versátil disponível para a plataforma A321.”

Imagem: Precision Aircraft Solutions

O Presidente e CEO do ATSG, Rich Corrado, acrescentou: “Nosso objetivo era rejuvenescer a frota mundial de aeronaves de carga com aeronaves fly-by-wire eficientes e econômicas da próxima geração. Produzir um cargueiro A321 projetado para ser a melhor escolha para a missão. Nós fizemos isso.”

Ele ainda completou que com enormes acúmulos de aeronaves da família A320neo e 737 MAX recém-fabricadas prestes a entrar no serviço global de passageiros, o estoque de aeronaves de geração anterior agora está disponível para alimentar a conversões de cargueiros modernos e eficientes para atender às necessidades de um mercado crescente de frete aéreo.

A Precision Aircraft Solutions é uma importante empresa de modificação de aeronaves, fabricação de produtos e serviços, que ganhou sua reputação convertendo o Boeing 757 de passageiros em cargueiro para empresas em todo o mundo.

Além do A321PCF, também já ganhou recentemente sua certificação o A321P2F, outra conversão de passageiro para cargueiro desenvolvida para o A321 e que já entrou em operação comercial:

Sair da versão mobile