A abertura de novas empresas aéreas está proibida no Vietnã, até segunda ordem

© Vietnam Airlines

O Primeiro-Ministro do Vietnã anunciou hoje que está proibido a abertura de empresas aéreas no país até 2022. A medida é uma forma de proteger o setor contra a crise mundial da aviação gerada pela pandemia do coronavírus, evitando que novos entrantes se aproveitem de alguma fragilidade que possa existir na aviação local.

Segundo o jornal Viet Nam News, a proposta é que seja permitida a abertura de novas empresas apenas quando as atuais (Vietnam Airlines, Bamboo Airways, VietJet Air e Jetstar Pacific) se recuperarem. Com isso, duas empresas aéreas não poderão começar operações: a Kite Air e a Vietstar Airlines, as quais planejavam começar as operações no final deste ano ou no próximo.

A Vietravel Airlines é outra que pode estar em risco, ela já teve sua criação aprovada três dias atrás, mas ainda não tinha obtido o Certificado de Operador Aéreo (COA).

Segundo o Ministério, o país tem 214 aviões comerciais registrados hoje, mas menos da metade estão sendo usados. Os esforços do governo agora irão focar na reestruturação e manutenção de uma aviação “saudável”, antes de aumentar a concorrência no país.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias